[Resenhas] Aruanda - Robson Pinheiro

Olá amorecos, hoje trago pra vocês uma resenha pra lá de especial, afinal, queria a muito tempo ler os livros do Robson Pinheiro - espero que esse seja o primeiro de muitos.





Aruanda (Casa dos Espíritos) é um livro que apresenta a religião de umbanda da forma mais clara e objetiva que eu já vi, explanando desde a criação da religião, seus dogmas e crenças.

"Compreenda os acontecimentos que deram origem à umbanda, sob a ótica espirita... Para bem conhecer uma coisa é preciso ver tudo, aprofundar tudo, comparar todas as opiniões, ouvir os prós e contras... talvez seja mesmo um grito contra o preconceito religioso..."

Trata-se de um livro que aborda verdadeiramente o que é a umbanda, fazendo com que o leitor quebre os paradigmas criados pela sociedade desconhecedora da religião.

O personagem principal tem a oportunidade de fazer uma "viagem" em terreiros e lugares relacionados a religião umbandista e ver o que é certo e o que não é certo, e mais do que isso, tem a oportunidade de conhecer o lado que nós enquanto seres humanos não temos acesso ou conhecimento.

Algo muito bacana que o autor cita em diversas partes do livro é a importância de a pessoa que se decide ser da religião, buscar constantemente por conhecimento, mesmo que por vezes parecer saber tudo, sempre haverá algo novo a ser aprendido.

Pra quem é da religião: imagine poder estar de fato ao lado de uma preta velha, um caboclo, um exu e poder conversar cara a cara com ele, pois é, essa é a experiência permitida pelo autor, e mais do que isso, adquirir diversos conhecimentos sobre a religião e seus mistérios.

"... somos apenas guardiões a serviço do bem, da justiça e da paz... o que mais vale é a bandeira do amor e da caridade, sem preconceitos..."


Por hoje é só amorecos, espero que tenham gostado de conhecer o livro, e pra quem é do axé, muito Axé!!!



10 comentários :

  1. Eu ainda não conhecia esse livro, espero que nessa quarentena eu tenha um bom tempo para essa leitura, adorei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, vale a pena ler sim!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas vejo que é uma ótima pedida para quem ter mais conhecimento sobre a religião ou participa da mesma. Acho que nunca pensei em algo do estilo, admito, porque religião não faz tão parte do meu cotidiano. Com certeza vou passar o títulos para amigos que fazem parte. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, fico feliz que dissemine o livro para amigas!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  3. Oi, Grazi.
    Amei essa dica de hoje e já vou procurar por esse livro!
    Gosto muito de livros que mostram as religiões como elas realmente são e quebram os preconceitos!!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore,
      Que bom que vai orocurar o livro, espero que goste!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  4. Eu estava justamente pensando hoje que eu queria ler livros que falassem mais profundamente de outras religiões e aí acabei lendo sua resenha! Já anote a dica, com certeza!

    A nossa sociedade é muito preconceituosa e não entende que o mais importante é amar e aceitar o próximo, praticar sempre o bem, buscar a paz, respeitar as diferenças. Acho que vou gostar muito desse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore,
      Que alegria que chegou até você este post então né!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  5. Não conhecia essa obra e confesso que a mesma não faz tanto o meu gênero, mas ainda assim, achei curiosa, principalmente por explorar tanto sobre a umbanda.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amoreca,
      Que bom que mesmo não sendo seu gênero predileto você ter gostado.
      Veja nos demais posts tem bastante coisa legal!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário