[Resenhas] - Matalauê está me chamando - Vera Moll - Editora Alameda

Olá amorecos, todos bem?!

Hoje trago uma resenha que tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo - como se a natureza estivesse chamando atenção da humanidade ao que realmente importa.

Matalauê está me chamando - Vera Moll da Editora Alameda, recebi de parceria e simplesmente me encantei, mesmo se tratando de uma leitura bemmmm complexa - já que é um estudo maravilhoso.


Trata-se de uma pesquisa narra em forma de romance, sobre os índios. Nessa aventura da autora, ou auto-ficção como ela denomina, ela apresenta a vida, lendas, costumes desse povo, tudo isso a partir de pesquisas muito bem feitas.

"... romance-depoimento  que pesquisa a saga dos índios brasileiros... representada numa verdadeira aventura literária... expedição pelas mãos seguras e emocionadas da autora..."
(Trecho do Livro)

A partir desse livro ela narra as vivências nas aldeias e faz um diálogo com os personagens de maneira muito estratégica e bem pensada.

"Ser índio significa ouvir a voz dos ancestrais e se pôr a caminho".
(Trecho do Livro)


Ela dá voz a um povo que a cada dia está ficando mais e mais esquecido, seja seus costumes, seus tambores, vozes de guerreiros, que aos poucos estão perdendo espaço para poluição no geral.

"... ao fim de quinhentos anos devemos nos perguntar quem somos, nós, os brasileiros, qual sangue corre em nossas veias... qual é a verdade do nosso ser...'.
(Trecho do Livro) 

O livro é bem complexo, conforme já mencionei anteriormente, mas de um conhecimento esplêndido, quem quer conhecer mais a fundo os índios e seus costumes, super recomendo!

Por hoje é só,
Beijokas!





6 comentários :

  1. Opa, tudo bem por aí?

    Achei a proposta bem interessante e confesso que ainda não havia ouvido falar. Gostei de você ter mencionado a importância de dar voz aos indígenas e aos seus costumes, crenças, etc. Não podemos nos esquecer de quem habitou as terras em que vivemos antes de todos nós! A cultura indígena deve ser preservada para sempre.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita e fico feliz que tenha conhecido o livro através do blog!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Acabei de seguir o blog, inclusive, pois adorei conhecê-lo e, com certeza, o visitarei sempre! Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado pela visita e por seguir.
      Volte sempre que quiser!
      Beijokas!

      Excluir
  3. Achei incrível a ideia, o projeto da autora, ao dar voz aos índios, que como você mesmo mencionou, estão casa vez mais esquecidos, tendo seus costumes, sua cultura menosprezados pelos outros. Se tiver a oportunidade lerei com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luna
      É uma ideia incrível mesmo, eu também amei!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário