Semana Do Ré Mi - com Thaís Alves : 2. Capa e Capista



Olá amorecos, hoje dando continuidade a Semana Do Ré Mi, trago a capa e uma entrevista com a capista linda Thaís Alves - obrigada amoreca por participar ^.^


A fofa da Thaís como ela mesma diz, gosta de se "embrenhar" nas histórias e esquecer o mundo. Tem 29 anos, seu primeiro livro lido foi a Bíblia, em seguida A Moreninha - Joaquim Manuel de Macedo.
Decidiu ser capista após conhecer a Cinthia Freire, que atualmente é conhecida por conta da série Segredos.





"... virou minha amiga por estarmos apaixonadas por um Bad Boy maravilhoso - de um livro - e começarmos a conversar sobre livros... eu já era designer e trabalhava na área, ela me pediu pra fazer a capa do seu primeiro livro... e heis que surgiu a Thais capista..."


Essa capa ficou maravilinda a meu ver, quando resolver ler o livro vai ver do que estou falando, ainda assim resolvi perguntar pra Thaís quais foram pra elas suas melhores capas, e a lista foi bem delíciosa de conhecer, afinal a gente dificilmente se apega aos capistas e ilustradores, até que a gente venha a conhecer um deles. Mais hoje em especial estamos falando da capa de Do Ré Mi (que está no top five da Thaís de melhores capas que ela fez) e para minha surpresa olha o que a Thaís falou a respeito dessa lindeza:




"... a capa da Fran foi uma surpresa pois saiu em 1 dia!!! PASMEI e ficou tudo que queríamos! tem drama e tem um badboy de tirar o fôlego sem apelar pra nudez...".

Ela também citou capas que poderiam ser melhoradas, mais num outro momento falaremos sobre elas amorecos.

 
Thaís na Escuta:


Trabalhos: Clique AQUI
Instagram: @thaís.ap
Facebook: Thaís Alves

Olha primeiro você precisa ser um bom designer! pra ser um bom designer editorial, precisa ficar antenado no que acontece no ramo editorial, seguir editoras, referências. Estude muito! existe pós em produção editorial e também graduação!
Segundo, o mercado independente desvaloriza um pouco nosso trabalho normalmente, alguns autores acham que qualquer ser humano que saiba abrir um photoshop sabe criar uma capa! mas não é assim, ela é feita de muitas referências, estudo e você precisa de um profissional capacitado! por exemplo, você compraria um Bigmac enrolado em um saco de pão? sem saber que é um Big mac? é uma analogia simples mas funciona. POr isso procure pessoas que tem bons trabalhos e faça sua capa, ela é o primeiro contato do leitor com a sua obra!
"Autores precisam ter consciência também, não apenas o designer. Ser capista é ter em mãos a oportunidade "vestir" um livro e saber como apresentá-lo aos leitores é muito importante!"
 
Ser reconhecida é muito gratificante! Autores tenham amor pelos livros de vocês, procurem bons profissionais, as vezes o barato sai caro! tenham carinho com o visual do seu livro assim como com as palavras que vocês usaram!

28 comentários :

  1. Nunca realmente parei pra pensar como deve ser a profissão de um capista. Realmente não deve ser fácil se manter nesse mundo do meu Deus, mais enfim, fiquei surpresa em saber que está capa foi feita em um dia apenas. Ficou muito boa. Além do mais, foi bem legal ter essa visão mais tectica de um livro. Amei de verdade!


    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nath, exatamente por isso trouxe essa coluna aqui no blog, pra dar esse espaço pra esses que muitas vezes são os responsáveis por fazer o leitor comprar o livro.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Olá! Queria eu ter criatividade para fazer capas ou qualquer outra arte! Acho que ficaria pior do que aqueles desenhos sem sentido de crianças aprendendo a escrever.. Acho lindo! Parabéns pela criatividade e talento, e bastante força de vontade, porque tem muita gente que acha que isso não é trabalho, e que não precisa estudar! Parabéns!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz que gostaram! É verdade que é difícil mas os frutos são tão bons e a alegria dos autores me motiva! E leitores tbem!!! ;)

      Excluir
    2. Pra mim, sempre valorizei os capistas, afinal... torno a dizer, muito dos livros escolho pela capa.
      rsrsrs
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  3. Olá, Grazi!

    Achei o post muito interessante o post! Confesso que eu nunca paro para ler quem fez a capa de determinado livro. Nunca mesmo. Infelizmente, não presto muito atenção nisso, embora critique abertamente quando considero uma capa horrível, é inevitável. Têm capas que misericórdia!

    Mas agora me concentrarei mais no nome do capista. Saber quem foi responsável por linda ou péssima capa.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem normal normalmente ficamos à sombra do autor e nem sempr eé ruim :)

      Excluir
    2. Oie amore, sei bem como é isso... já fui assim também, até que tive o privilégio de conhecer a Biblioteconomia, que me apresentou o enorme universo existente na confecção de um livro e pude ver que vai além de autor e leitor.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  4. Oie!
    Com certeza, uma boa capa faz toda a diferença. Eu mesmo já deixei bons livros de lado só porque a capa não me agradou. Adorei a dica, e fiquei curiosa com esse livro, agora quero l er!
    Bjk!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Eu também já julguei muito um livro pela capa! Por isso o autor deve ter muito cuidado com quem contrata! Fiquei feliz que gostou do meu trabalho :)

      Excluir
    2. Oie Carla, de fato isso acontece...
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  5. Oi.

    Sou estudante de Produção Editorial e sei bem como é difícil escolher uma capa e até mesmo fazê-la. Adorei o texto. Realmente precisa estudar muito e estar muito atento ao mundo editorial. Ainda não conhecia essa capa, o título, mas gostei muito das duas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Fico muito feliz de ter agradado alguém que também conhece o lado de cá! :)

      Excluir
    2. Oie amore,
      É tão bom produzir conteúdo pra quem também entende... que bom gostou do texto, volte sempre que quiser.
      Beijokas!

      Excluir
  6. Oiii tudo bem???

    Adorei conhecer o trabalho por trás dos livros, é sempre legal saber mais sobre isso, eu particularmente já tentei fazer uma capa e não é tão fácil assim.
    Adorei o trabalho dela, apesar de não ser o tipo de capa que me atrai.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Rafa! Eu tenho um montão de outros trabalhos de outros gêneros e se quiser conhecer mais da um pulinho na minha página do face! https://m.facebook.com/Thaisalvesdesign/

      Excluir
    2. Oie Rafa,
      Que chique, então estou falando com uma "futura" capista... talvez!
      Obrigada pela visita e pelas palavras!
      Beijokas!

      Excluir
  7. Olá, o trabalho de um capista é mesmo super importante, amei conhecer a Thais e saber um pouquinho sobre a capa desse livro que ficou mesmo bem bonita.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu amei dar a entrevista e conhecer todos vcs! 💕

      Excluir
    2. Oie Mari,
      Que bom gostou de conhecer essa fofa... espero que te inspire a ler.
      OBrigada pela visita!
      Beijokas!💕

      Excluir
  8. Olá!
    Acho muito importante a produção de uma capa, pelo menos pra mim o visual é praticamente 70% da minha decisão na hora da compra.
    Infelizmente não são todos os autores ou até mesmo editoras que se preocupam com elas.
    Adorei a postagem e a lembrança desse profissional importante.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Nossa é super importante os autores lembrarem que a capa é a embalagem do seu livro e o primeiro contato dos leitores com ele. Que legal que gostou da entrevista! :)

      Excluir
    2. Obrigada pela visita e pelas palavras!
      Beijokas!

      Excluir
  9. Oi!
    Eu simplesmente adoro a Fran e sou apaixonada por tudo o que ela escreve. Ela é uma linda e esse livro merecia uma capa tão bela quanto o enredo da história e é exatamente isso que temos.
    Amei a postagem, gente!

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore.. somos duas então... Fran é maravilinda!!!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  10. Que post original!!!
    Não acho que o mercado independente desvalorize este trabalho, mas geralmente autores independentes não possuem grandes cifras para investir.
    Achei o trabalho dela bem caprichado
    bj

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que adorei a capa! E gostei muito da sua ideia de trazer uma entrevista com a capista, pois geralmente só se vê entrevistas com os autores, né? Achei bem bacana os comentários dela e realmente o povo acha que qualquer um sabe fazer essas coisas de designer, mas não é tão fácil assim, né?

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Capa é um assunto mega importante, muitas vezes incentiva na compra de um livro, ao menos para mim sim. A capa está linda, e já me chama atenção pelo modelo da capa. Conheço uma designer que cada vez melhora mais e mais nesse quesito de capas. Aliás, adorei a comparação com Big Mac 💕

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário