[Resenhas] – A última Carta de amor – Jojo Moyes

Olá amorecos, hoje trago a resenha de um livro que demorei um cadinho pra ler – como disse lá no instagram, esses livros internacionais em sua grande maioria me tiram da zona de conforto, não devoro que nem os nacionais, mas os amo do mesmo modo, alguns é claro rs.

































Pela primeira vez li Jojo Moyes e pra ser sincera já foi uma relação de amor desde as primeiras páginas, já quero todos os livros dela – necessito de trabalho pra comprar, afinal é uma listinha grande de livros – ela escreve maravilhosamente bem e nos coloca dentro da história de maneira indescritível.

Até as últimas páginas achei – por conta do título – que ela ia desenrolar a história de outra maneira, mas me surpreendeu e já ganhou espaço nas minhas cincoestrelinhas.

Vamos ao que interessa então:

Jennifer Stirling após sofrer um acidente não recorda de mais nada e vive uma vida de “aparências” com seu marido que não se esforça em lhe ajudar nesse sentido de lembrar o que houve em sua vida antes do acidente.
Até que ela descobre uma sequência de cartas endereçadas a ela, assinadas por “B” que mostram-na que estava vivendo um relacionamento extraconjugal pra lá de intenso e as dúvidas começam a explordir em sua cabeça: “... seria um caso de muito tempo... teria ela ido para a cama com esse homem...seria por isso que as coisas pareciam fisicamente forçadas com seu marido....
























Nessa recuperação pós acidente Jennifer se vê diante a uma incógnita em relação a vida e como se comportar, já que não lembra de muita coisa.

Sei que conheço vocês. Do mesmo jeito que conheço ele... Mas há lacunas enormes. Não lembro o que eu achava da minha vida. Não sei como devo me comportar com as pessoas... Eu não... Não sei quem sou...”


Quarenta anos depois Ellie Haworth uma jornalista em busca de pauta para sua coluna num jornal, descobre uma dessas cartas no arquivo e decide ir a fundo nessa história – que lhe intriga pelo fato de estar passando por algo muito peculiar - de modo a quem sabe unir o casal que pelo que está escrito na carta se perderam no tempo.
Só que o que ela não imagina é mudar não só o final da história entre Jennifer e B, mas a dela também.

Confesso que tiveram momentos que fiquei com raiva de alguns personagens, mas os bons superaram os maus – momento que queria conversar com alguém que já leu o livro, quem nunca rs.
Algo que gostei MUITO é novamente ver bibliotecário e arquivo na história, amo minha profissão mesmo vendo só em livros nos ultimos tempos haha.
Como lição dessa história vou levar: que o amor é algo que rompe barreiras de tempo e espaço e que às vezes o que queremos está bem ao nosso lado, mas não somos capazes de enxergar.

Algo muito legal é que a autora colocou em cada abertura de capítulo trechos de cartas, algumas anônimas, outras não, mas como amante dessa coisa de cartas é claro que eu me apaixonei por esse livro.

Cada capítulo deste livro é iniciado por uma última carta, um último e-mail ou outra forma de correspondência na vida real... Na maioria dos casos, essas mensagens foram generosamente fornecidas graças aos meus vários apelos, e em todos os casos de correspondência nunca antes publicadas disfarcei as identidades tanto do remetente quanto do destinatário para proteger os inocentes (e os não inocentes)”.




Já ia me esquecendo de falar dessa capa amorzinho gente, mas sou sincera que gostei mais da capa da edição antiga, tem mais a ver com a história em si, não acham?! - aceito de presente a edição antiga ^.^.


Por hoje é só amorecos, espero que tenham curtido a resenha e que tenham a oportunidade de ler essa belezura, se já leu, conta ai o que achou.

Beijokas!

33 comentários :

  1. Oi Grazielli, tudo bom?
    Eu ainda não li nada da Jojo Moyes e olha que estou cercada de gente que ama ela, achei interessante o livro e como se desenrola, envolvendo dois casais e um mistérios por trás das cartas (fiquei muito curiosa para saber sobre a vida da Jennifer antes de perder a memoria e quem seria seu amante). Enfim, vou colocar na lista dos livros que preciso dar uma chance, com riscos de me arrepender de não ter lido antes.
    Achei engraçado você falar que não devora livros internacionais igual devora livros nacionais, porque ultimamente ocorre só o oposto. Gostei de saber que tem pessoas que valorizam os de casa mais que os do vizinho (eu também amo os nacionais).

    Beijinhos,
    Camila.

    Blog Próxima Página
    FACEBOOK
    TWITTER
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Tem que ler, estava assim, agora entendo o amor por essa autora.
      Dê uma chance sim e volte pra contar o que achou da leitura.
      Ai sou amante dos nacionais s2
      Obrigada pela visita, volte sempre!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tenho esse livro aqui, mas confesso que nunca tinha me interessado taanto assim. Depois de ler tua resenha fiquei bem curiosa e certamente irei ler em breve. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lari,
      Precisa ler, vai amar.
      Leia e volte pra contar o que achou.
      Beijokas!

      Excluir
  3. Oi, ganhei esse livro de presente mas comecei a ler e não fluiu e não me prendeu , acabei desistindo assim como o Depois De Você, mas depois de ler a sua resenha quem sabe dou uma chance a ele novamente? A minh edição é com essa capa verde, e a primeira realmente é mais bonita.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jis,
      No começo pra mim foi difícil, mas com o passar das páginas vai fluindo.
      Dê uma chance sim e volte pra contar o que achou!
      Beijokas!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oi,
    Li apenas o livro Como era antes de você da Jojo e gostei muito da maneira que ela escreve como você. Essa outra história parece ser bonita e gostei da lição que você tirou dela o ruim e colocarmos as palavras na prática né? Enfim,gostei da resenha e se puder também quero conhecer.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      De fato é uma lição de amore mesmo.
      Caso consiga ler volte e conte o que achou.
      Beijokas!

      Excluir
  5. Preciso ler os livros da Jojo, mas é aquela: nunca tenho o dinheiro pra comprar. Espero encontrá-los em alguma promoção no futuro. Pois essa história em específico me chamou bastante atenção. Adoro como a autora envolve vários temas em uma trama só!

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Essa falta de dinheiro é complicada, tanto livro bom pra comprar.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  6. Olá! Sobre a capa, acho que todos os livros da Jojo seguem a mesma estética, por isso mudaram. São bonitinhas, mas acaba ficando meio genérico, na minha opinião. O bom é que cria uma identidade para a autora.
    Sobre o livro, infelizmente não é meu tipo de leitura e não me atraiu a ler não. Mas que bom que você gostou!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Amanda,
      Então sinto o mesmo em relação ao Nicholas Sparks, até dei uma parada na leitura dos livros dele, porque estava começando a ficar tudo meio que igual... me preocupa saber disso em relação a Jojo, mas ainda assim vou me aventurar por mais alguns.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  7. O meu livro é esse da edição antiga e também acho ela muito linda, perfeita. Acredita que ainda não li!!?? Mas pretendo fazer ainda esse ano, será que consigo!!!?
    Gostei de conferir suas impressões e agora fiquei curiosa para saber se assim como vc após ler esse livro ficarei desejando todos os outros da autora. Enfim veremos. Parabéns pela leitura e sucesso na aquisição dos demais títulos. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline,
      Que sorte tem a edição antiga, a capa é linda!
      Leia, vai amar!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  8. É um livro que está na minha lista de desejos a algum tempo e também aceito de presente rsrs.
    Depois que li Como eu era antes de você, tenho certeza que qualquer livro da autora vai me cativar. Só acho que a editora poderia caprichar um pouquinho mais nas capas, ultimamente parece que tudo sai de uma forma, também sou mais a capa antiga.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Quando ler vai gostar muito.
      Quando ler volte e conte o que achou!
      Beijokas!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Grazielli! Adorei a sua resenha e fiquei encantada com o estilo do livro! Já li outros da autora mas este ainda não conhecia. E que lindo saber que a história envolve cartas e traz trechos de cartas nos capítulos (eu tb adoro cartas e lembro mto da minha adolescência rsrs). A capa antiga é realmente mais linda! <3
    Tb ia adorar ver minha profissão ilustrada num livro... E adorei saber que vc curte masi os nacionais! ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yohana,
      Que bom gostou da resenha.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  11. Olá! Nunca li nada da Jojo, quem sabe começo por esse? Amei a resenha, parece ser uma linda história, fiquei curiosa para conhecer o conteúdo dessas cartas, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Suzana,
      Comece sim, tenho certeza que vai amar.
      É sim uma linda história, recomendo.
      Obrigado pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  12. Olá!
    Eu sou apaixonada pela escrita da Jojo e adoro esse estilo dela de colocar o passado e o presente de forma que se interligam em dado momento.
    De todos os livros lido esse é o meu preferido.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Estou apaixonada também.
      Apesar de ser o único que li, confesso que já amei a escrita da autora, ansiosa pra ler os demais por aqui.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  13. Grazi!!! Menina, esse livro está em casa para ser lido. Comecei com Como eu era antes de você, amei o livro, gostei do filme apesar dos pesares. Depois de você li, mas achei totalmente desnecessário e simplesmente não combinou com o primeiro. Arrisquei ler o "A garota que você deixou para trás", gostei da história, mas a leitura foi arrastada apesar da minha curiosidade para saber o desfecho. Agora vou tentar dar uma brecha para ler esse porque uma amiga emprestou e já está aqui tem um tempo. Tá na fila. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nara, recomendo que leia vai curtir.
      Mas senti um pouco arrastada a história também, mas vale a pena.
      Obrigada pela visita beijokas!

      Excluir
  14. Amo esse livro, tenho a primeira edição onde a capa tem tudo a vê com a história.
    Me apaixonei pela Jennifer, o assunto do livro é bem polêmico e mesmo não apoiando a história consegui entender o lado da personagem, mais uma vez Jojo se saiu muito bem e ganhou meu coração.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabi,
      Quero essa primeira edição, me encantei pela capa.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!
      Feliz que tenha curtido a resenha!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem? Não m interessei pela literatura da Jojo até hoje, apesar de saber que ela aborda questões bem diferentes e creio que isso seja muito necessário na literatura contemporânea. Apesar de gostar de romances de amor, estou meio distante deles, então, tem isso também: não sei se é uma boa hora. Mas quero, um dia, ter a oportunidade de ler algo dela. Sou muito fã de cartas e fiquei curiosa para saber qual a mudança que acontecerá nas vidas da protagonista e do remetente. Que bom que gostou da leitura logo de primeira (às vezes é difícil de acontecer).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, nossa pela primeira vez que vejo alguém dizer isso - que não curtiu JoJo - mas leia, vai curtir.
      Depois conte o que achou!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  16. Olá,
    eu li apenas um livro da Jojo, que foi "Como eu era antes de você" e gostei muito. Mas parei nele. Haha. Não sei o que acontece, mas os outros livros não me interessam tanto, acho que porque estou lendo poucos romances românticos. Ainda bem que a autora tem uma lista longa de livros que dará para você se deliciar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana,
      Então leia esse que vai amar!
      Espero não enjoar rs!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  17. Não li esse livro e acabei descobrindo que as pessoas ou amam ou odeiam esse livro porque enquanto a sua e mais algumas que li foram muito positivas enquanto outras foram mega negativas.
    Eu na verdade só li um livro dela e não gostei muito, mas acho que pra saber se vou gostar mesmo ou não desse, s[o lendo mesmo! huauhahua
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica!


    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Que pena que não gostou, espero que tenha melhores experiências com os livros dela.
      Agradeço a visita e o elogio.
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário