[Desbravando Gigantes] - Os pequenos e a Diversidade

Olá amorecos, ando meio sumida – porque estou numa correria ultimamente – mas não esqueci de vocês viu lindezas do meu core, tenho bastante coisa pra trazer pra vocês.

Hoje resolvi falar de três livros fofos para os pequenos que falam sobre diversidade.
Um assunto tão em alta, deve ser trabalhado com os pequenos para que seja evitado preconceitos na vida e mais do que isso, seja evitado o buuyling que tantas crianças sofrem nos dias atuais – tá na minha época de infância não existia isso, e olha que recebi inúmeros apelidos ridículos, mas sobrevivi. Mas já que existe essa causa hoje, vamos aproveitar os livros pra melhor abordar isso.

Então vamos lá – os livros.

A ararinha do bico torto – Walcyr Carrasco – Editora Ática



Traz a história de uma família de araras que após o nascimento de seus filhotes, um deles tem o bico torto e diante as dificuldades para alimentá-la, os pais resolvem lhe abandonar – sim, deve existir isso no mundo humano também.

Passei tanto tempo dentro da casca, esperando para ver o mundo!
Só porque nasci com o bico torto não vou ter chance alguma?”.

Mas como o mundo dá voltas, heis que surgem seres humanos que se apaixonam pela pequena ararinha e mudam completamente o rumo da história da Ararinha de Bico Torto.
A história é baseada em fatos reais e traz a questão da “desigualdade” em relação aos familiares – que ao não saber lidar com isso preferem abrir mão e abandonar a pequena arara.



O livro é super fofo e as ilustrações ainda mais lindas.













































Papai! – Phillipe Corentin – Cosac Naif



Papai traz a história de um garoto que ao ir dormir recebe a visita de um “monstro” e como de costume chama seu pai pra lhe defender.

... monstros, fantasmas e similares habitam o quarto e provocam pesadelos... Por meio de um diálogo amoroso, este livro desperta na criança o respeito às diferenças. Ninguém temerá monstros se a diferença for vista como ameaça...”.

Pois é, quem nunca quando criança ficou com medo do tal “bicho papão” e por vezes nem sequer conseguiu dormir. E se pudéssemos pensar no bicho papão como um ser “diferente” de nós, será que o medo permaneceria?”
Pois é, essa é a ideia do autor, mostrar a diversidade através de algo tão real e que com certeza aconteceu com todo mundo.
As ilustrações desses não é tão bonita não pra ser sincera, mas a história é muito boa.


Sr. Pinguinho e o mundo dos Pinguins – Sérgio Vale – Editora Komedi



Já essa fofura traz a história de Pinguinho um pinguin que descobre que não existe dois pinguins iguais e cada um tem sua particularidade.

... a coisa mais difícil que existe é encontrar dois pinguins iguais...”.

Esse explana de maneira mais intensa ainda a diversidade, afinal, mostra que cada ser tem sua particularidade, uns são magros, outros gordos, uns altos outros baixos, uns novos outros idosos e por ai vai.
O importante é que cada um sendo diferente é especial a seu modo e devem ser amigos uns dos outros e se unir em prol de um mundo melhor.
As ilustrações deste também não me encantaram não, mas o livro é bem interessante.



Por hoje espero que tenham gostado amorecos e que utilizem desses três livros fofos para o dia a dia com os pequenos e as diversidades da vida.

Beijokas!



4 comentários :

  1. Grazi, amo indicações de livros infantis, eu tenho um monte três sobrinhas que irão amar esses livros. Maior incentivo a leitura. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dani,
      Que bom gostou, sempre que poso trago as indicações para os pequenos.
      Obrigada pela visita, volte e conte o que seus sobrinhos acharam!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Oi Grazi, este Papai eu tenho e é muito bom mesmo. Os outros eu não conhecia ainda. É importante estes assuntos serem abordados logo cedo, mas a verdade é que somos nós adultos que precisaríamos entender melhor as mensagens destes livros
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      De fato, tem muito adulto sem noção por ai que precisava recorrer aos livros infantis.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário