O sal da vida: o que faz a vida valer a pena - Françoise Héritier

Olá amorecos, conforme prometido ontem, hoje trouxe um livro pra lá de gostoso de ler. É um desses livros que você tira meia horinha pra ler e a leitura flui.





























O livro O sal da Vida - Françoise Héritier da Editora Valentina, por incrível que pareça, me fez lembrar de muitos momentos da vida, que poderiam ser considerados como "o tal sal da vida" que a autora menciona no decorrer da narrativa.
Peguei o livro sem pretensão alguma e para minha surpresa, foi muito mais do que eu esperava, afinal, a autora fez com que eu enxergasse até mesmo os momentos ruins sob mova perspectiva.

"O sal da vida nos oferece uma preciosa lição, tão bela e tocante que dá vontade de sair compartilhando a ideia com o mundo.". (Marie Claire)

Ao ler esse livro, percebi que temos muito a agradecer até mesmo internamente temos muito a agradecer, até mesmo as pessoas que nos falam coisas que não concordamos ou aceitamos.  

A autora traz uma Biografia de sua vida, escrevendo vários momentos que passou em sua vida, dos mais intensos até os mais simples, ela escreve de maneira tão simples e sútil, que torna o livro ainda mais gostoso de ler. Eça traz um questionamento muito forte, que é, mesmo passando pelo que quer que seja, como nos sentiríamos se tudo isso acabasse?

São os detalhes mais simples que de fato fazem uma grande diferença em nossas vidas, como ouvir a voz de alguém inesperadamente e o coração palpitar:

"... ter um sobressalto de prazer ao som de uma voz...". 

Nossos segredos, que só nós mesmos sabemos:

"... ter e guardar segredos, ter uma imaginação fértil...". 

Ou mesmo o prazer de ler um livro:

"estar absorto na leitura de um livro no metrô e ser surpreendido pelo anúncio de sua estação...". 


Tantas são as questões simples mas que fazem a vida valer a pena, que nem sempre nos damos conta, e isso que a autora quis mostrar em sua narrativa, que eu particularmente amei.
É um livro que lhe fará lembrar de muitos momentos bons, e possivelmente você vai querer começar a escrever qual é o seu "sal da vida", talvez por isso a autora deixa no final do livro algumas páginas com linhas para você escrever o que representa o sal da vida para você?
Eu não escrevi, mas vou tentar rabuscar algumas coisas num caderno que eu tenho para escrever coisas particulares.

Deixo aqui uma dica já que o ano está terminando: escreve uma cartinha mencionando o que foi o "sal da vida" para você nesse ano de 2016, e o que você espera para o próximo ano. Vou fazer e postar a foto lá no meu instagram (aqui).

38 comentários :

  1. Ola
    Essa dica de leitura é muito valiosa. Eu ja li o livro e claro que adorei poder conferir suas impressões a respeito. Me identifiquei demais com sua opinião e deu ate vontade de reler sabia?! As mensagens nesse enredo são ótimas e vale a pena refletir sobre tudo.. agradecimentos e afins.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie F.
      Que bom tenha lido o livro e gostado de minhas percepções, melhor ainda é saber que despertei até vontade de reler em ti.
      Beijokas e Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Olá
    Nossa, eu já conhecia essa obra,;mas não sabia do que se tratava até o momento rsrs. Achei bem legal, principalmente o fato do autor deixar algumas linhas em branco para que a gente preencha, parece ser bem interessante. Me senti convencido a adquirir a obra, ou talvez só pegue emprestado de minha prima. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Manoel, que bom pode ter informações sobre o que se trata o livro através de minha resenha amoreco.
      Depois volte pra nos contar o que achou da leitura!
      Beijokas e Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá, eu acho linda a capa desse livro e gosto do título. Estive quase comprando ele um dia desses, mas acabei deixando de lado por achar que seria muito no estilo autoajuda, agora, lendo sua resenha, acabei me arrependendo de não tê-lo comprado, pois me parece uma leitura tão gostosa e reflexiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mari,
      De fato a capa é uma graça mesmo!!!
      Ainda dá tempo de comprar lindona... quando ler volta e nos conta o que achou!
      Obrigada pela visita!!!
      Beijokas!

      Excluir
  4. Oi,

    Me parece ser um livro bem reflexivo e bonito que faz a gente realmente pensar na nossa vida e se estamos agradecendo né? Ontem eu quebrei o meu pé e fiquei tentando entender os motivos, mas depois fiquei feliz ao pensar que não foi nada mais grave. Acho que falta muito isso na gente no dia a dia. Enfim, anotei a dica do livro, acho que para o começo de ano será ótimo.

    bjs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ane!
      De fato é um livro bem reflexivo. Que lindo relato de seu momento "sal da vida" - quando ler, volte e conte o que achou lindona!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  5. Oi!
    Sabe que eu tenho esse livro na minha estante mas nunca me animei em o ler? Não sou fã de biografias e por isso não pensava nesse livro como uma leitura a ser feita em breve mas pelo visto ele é bem mais do que uma simples biografia. Gosto muito de livros reflexivos e que nos fazem pensar na vida e seus detalhes, ainda mais em épocas do ano como essas. Excelente dica!
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lari, vale a pena ler viu... estava encostado por aqui e resolvi ler... e outra a leitura é tão rapidinha e fluída que quando acaba você quer mais rsrsrs. De fato para essa época do ano, é uma excelente leitura.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  6. Conheço o livro, mas confesso que nunce interessei muito pela leitura. Não sei se por conta do ano, ou da sua boa resenha,as estou repensando na leitura. Pelo menos vou começar pela minha lista sobre o sal deste ano.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... que bom que tenha gostado de minha resenha amoreca!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!!!

      Excluir
  7. Uau, não sabia que esse livro tinha esse quê autobiográfico. Pensei que era um romance vendo a capa. :O Gostei da sua resenha e da sua sugestão para avaliarmos o que foi o sal da nossa vida durante esse ano. Vou levar isso a sério. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Francine,
      Que bom gostou da resenha e pode ter uma outra percepção, até então desconhecida pra ti sobre o livro.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  8. Hey, confesso que o Sal da Vida eu sempre achei que fosse um outro tipo de vida e jamais imaginaria que tivesse tamanha mensagem como ele possuí! Fiquei feliz que ele te fez ver tudo de uma forma nova e que você lembrará por um bom tempo dele, tenho que dizer que conseguiu chamar minha atenção e espero aproveitar a leitura tanto quanto você!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore,
      Que bom tenha curtido a resenha amore, espero que também curta a leitura e volte pra contar o que achou.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  9. Oie!
    Acredita que ainda não li esse livro?
    Eu já vi em várias promoções, mas até agora não consegui comprar. Estou bem curiosa, e acredito que vou me emocionar muito e me fará refletir. Uma ótima indicação.


    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carla, é uma leitura que vale a pena ler, ainda mais nessa época do ano em que nos pegamos refletindo sobre nossas vidas e o ano que passou.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  10. Olá Grazi,
    Esse livro é daquele que sempre vejo em promoção em sites de livraria, mas nunca fiquei com vontade de ler... até ler sua resenha. Fiquei fascinada com suas impressões e mega curiosa para saber como deve ser ler esse livro integralmente.
    Adorei saber que a obra mostra que devemos agradecer até mesmo aqueles que não nos ajudaram de verdade.
    Sua resenha está inspiradora e espero ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bru,
      Que bom minha resenha tenha despertado essa sensação de ler o livro em você amore, isso me deixa tão feliz.
      Obrigada pela visita!
      Não esquece de voltar aqui pra contar quando ler.
      Beijokas!

      Excluir
  11. Olá!
    Esse livro geralmente não é do estilo que gosto, por se tratar de uma biografia, mas achei muito interessante saber que você se surpreendeu e até mesmo se viu em certos momentos da obra, isso com certeza nos leva a um outro nível de leitura. Não sei ainda se leria, mas você com certeza conseguiu mudar um pouco a minha visão sobre a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol,
      Que delícia saber que mudei sua percepção quanto às biografias, pois assim me senti também ao ler o livro rsrsrs.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!!!

      Excluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que fala que esse não é exatamente o meu tipo de leitura, mas pelo que você disse, o livro parece ser tão gostoso de ler e tão envolvente que eu tenho que dar uma chance rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gi,
      Se der uma chance a ele vai gostar, afinal também pensei que não iria gostar.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Adoro livros assim, que trazem a experiência de vida de alguém para que possamos refletir sobre nossos atos, darmos valor ao que temos e a vida que vivemos. As vezes eu pergunto qual o sol da minha vida, o que realmente me faz querer continuar apesar do problemas, apesar das adversidades que passamos.
    Anotei a dica, pois achei o livro super sensivel e com uma escrita envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, de fato tem uma escrita maravilhosa e super gostosa.
      Se gosta de refletir sobre a vida, recomendo novamente.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  14. Sempre procuro livro que tenha reflexão, tanto que me fazem lembrar ou que me ensina, e tenho certeza que não irei me arrepender em dar uma oportunidade a esse livro, sem falar que o titulo é único.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie se gosta de reflexão, esse é uma leitura que com certeza vai curtir demais.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  15. Oie
    ja ouvi falar do livro e nunca soube do que se trata mas agora me deioxu bem curiosa, parece ser uma leitura mais peculiar e gosto de alternar entre uns gêneros mais diferenciados

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore,
      Se gosta de diversificar, vai gostar dessa leitura um tanto quanto diferente amoreca.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  16. Oi querda, tudo bem?
    Esse livro ao que parece é uma leitura MUITO linda e preciosa para essa época tão complicada que vivemos como mundo. Eu mesma tenho o meu "sal da vida" em muitas coisas, mas sei que preciso melhorar como pessoa muito ainda em termos de ser grata ao que Deus me deu.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Re, de fato é uma leitura muito linda mesmo e condiz com o que o mundo vem passando nos últimos tempos.
      Todos precisamos melhorar, isso é fato.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  17. Olá, tudo bom?
    Já vi esse livro para vender em várias promoções e confesso que nunca soube ao certo do que se tratava. Amei essa premissa onde a autora ressalta coisas simples da vida que a fazem valer a pena e que muitas vezes não percebemos e não damos a devida importância. Uma ótima indicação agora para o fim de ano. Amei a resenha e as citações selecionadas!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Polly,
      Que bom gostou da premissa do livro, ótima leitura pra finalizar o ano, isso é fato.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  18. Ooi,
    Eu adorei o livro, não conhecia mas achei super interessante essa ideia de identificar o sal da vida. Vou procurar o livro para ler e também quero escrever essa cartinha e saber qual o sal da minha vida.
    Parabéns pela resenha,
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Que bom tenha gostado do livro. Aproveita e depois vem contar o que achou da leitura.
      Beijokas e obrigada pela visita!!

      Excluir
  19. Olá,
    Já adicionei várias vezes o livro no carrinho de compras e no final sempre acabei tirando. Vejo que cometi um erro fazendo isso.
    Embora não seja o gênero que estou habituada a ler, fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa escrita simples da autora e dos momentos que ela escolheu para partilhar conosco.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mi,
      De fato foi um erro não ter comprado, mas tudo tem seu momento.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário