[Faces da Leitura] - Caçadores de Biblioteca

Olá amorecos, todos bem? Espero que sim, afinal, fim de semana prolongado!



Hoje trago pra vocês entrevista com uma pessoa que conheci no Instagram (aqui) e que me encantou com seu projeto - Caçadores de Bibliotecas - um projeto iniciado em 2010, que tem como objetivo visitar bibliotecas - prática feita antes mesmo de ter sido criado o projeto - além das bibliotecas, os espaços culturais não ficam de fora dessa.

Soraia Magalhães, bibliotecária, escritora é a criadora desse Blog e Projeto lindo - Caçadores de Bibliotecas.




O Caçadores de Bibliotecas nasceu da paixão por viagens e bibliotecas. A ideia surgiu com a proposta de ser um veículo de divulgação de espaços de bibliotecas e ações biblioteconômicas. Apesar disso, o público alvo do blog é voltado, porém para qualquer pessoa que tenha interesse por cultura, pois trato de bibliotecas em maior parte dos posts, mas também de museus, teatros, salas de cinema, salas de exposições, livros, ações de incentivo à leitura e tudo isso feito em meio a muitas viagens. Alguns já me perguntaram por que não coloquei o nome Caçadora de Bibliotecas e a resposta é que o objetivo era fazer com que quem chegasse ao blog se sentisse também "caçador(a)" afinal estaria buscando informações sobre o tema e ao buscar estaria caçando. O público vai além dos profissionais da biblioteconomia e estudantes da área, creio que atende usuários de bibliotecas e tem muito a haver com a área turística por que recebo pedidos de informações sobre cidades visitadas, entre outras coisas.

Desde 2015, o blog passou a contar com a parceria de outros bibliotecários, que escrevem e contribuem, desses posso citar: Moreno Barros; Mary Komatsu Shinkado; William Okubo; Marina Macambira; Zé Estorniolo; Paula Carina de Araújo e Tiago Murakami.




































O projeto visa favorecer o acesso visual a espaços de bibliotecas, desse modo instigando mais pessoas à adentrarem e buscarem familiaridade com os ambientes. 

Além do projeto Soraia é autora de livros infantis: Lia sempre lia e Leo e seus amigos, os livrinhos (que também tratam de incentivo à leitura) e sempre que possível ela visita bibliotecas e realiza atividades de mediação de leitura, oficinas e palestras com a temática do projeto Caçadores de Bibliotecas. 






























Nessas ações, falo sobre livros e conto um pouco dos meus sonhos de menina e da minha trajetória com filmes, as bibliotecas, os livros e a profissão que um dia sonhei seguir: a arqueologia. Mas conto também sobre o quanto me sinto bem por ter seguido a Biblioteconomia.

Ao criar o Caçadores de Bibliotecas, ela teve como intenção maior gerar visibilidade sobre a existência de espaços de bibliotecas, na época em que iniciou o blog, ministrava a disciplina Planejamento Bibliotecário (pela Universidade Federal do Amazonas) e ao perceber que muitos dos estudantes desconheciam muitas das unidades de informação presentes na cidade de Manaus, resolveu começar o projeto. Para tal, o uso da fotografia desde o princípio foi utilizada de forma a promover acesso visual, bem como gerar informações sobre serviços bibliotecários e atividades relacionadas à cultura informacional.

O maior diferencial do projeto é ser feito com enorme paixão - "... passados seis anos, continuo motivada...".

Até o momento já foram: 800 posts, mais de 400 bibliotecas visitadas - por várias cidades do Brasil e algumas em outros países e muito mais de 100 museus.

"O ganho cultural e o prazer de poder compartilhar informações 
são os combustíveis substanciais desse trabalho..."


14 comentários :

  1. Parabéns pela iniciativa!! De verdade, eu adoro bibliotecas, sempre gostei, entro em livrarias e me perco dentro do mundo dos livros. É bacana porque incentiva a galera mais jovem a buscar esse mundo novo dos livros e cria neles o gosto pela literatura! A maioria dos estudantes não sabem mesmo da existência desse tipo de espaço, e é importante chamar atenção pra isso!

    Visitem nosso blog também!
    Farolcultural.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mike, de faro a iniciativa dos Caçadores de Biblioteca é muito bacana mesmo, por isso trouxe pra vocês conhecerem.
      Obrigado pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  2. Parabéns pelo projeto! Achei algo bem diferenciado e inédito. Eu particularmente adoro bibliotecas e livrarias, porém como não como perto de bibliotecas me contento em ir a livrarias. Pra mim passeio ao shopping só é passeio de verdade se eu passar horas dentro de uma livraria, olhando os lançamentos, anotando os desejados e como se não bastasse ainda converso com as vendedoras sobre livros e sabe o que é pior? Eu não consigo parar com isso, é mais forte do que eu kkk
    Enfim, eu gostei muito desse projeto e espero ver mais postagens sobre ele. Quero conhecer mais bibliotecas espalhadas pelo Brasil a fora!
    um beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila, interessante seu gosto por livrarias, bora começar a registrar suas visitas amoreca!
      Confira o blog deles, lá tem bastante conteúdo legal, vai gostar.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  3. Menina! Que projeto bacana! Quando mais jovem amava visitar bibliotecas e tinha duas na minha região, agora estão abandonadas. Traga mais noticias sobre as bibliotecas serão muito bem vindas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Márcia, é a realidade da grande maioria das bibliotecas... serem deixadas de lado, infelizmente!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Que projeto lindíneo! Eu sempre vou à bibliotecas quando estou de férias e quando viajo, é praticamente o primeiro lugar a ir ao chegar em uma cidade nova. Espero que muitas fotos lindas possam ser mostradas aos leitores do seu blog! E tomara que o projeto continue caminhando! bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nuccia, de fato é um projeto lindíssimo, mas não é aqui no meu blog viu... é um blog a parte criado por uma outra bibliotecária.

      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  5. Olá!
    Amei conhecer o projeto e vou visitar o blog com certeza!
    Eu já pensei em fazer um post sobre espaços literários, seria um Tour literário por SP, mas faltou tempo e equipamento. Saber que existe todo um projeto voltado para bibliotecas e museus me deixou muito feliz, pois vou poder conhecer esses espaços através do blog <3
    Abs e obrigada pela dica ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fran, que bom tenha gostado ... visite mesmo, vai se encantar.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  6. Olá.
    Nossa, adorei o projeto, eu também sou apaixonada por bibliotecas e sem adoro visitar. Eu também sou estudante de biblioteconomia, então me identifiquei muito.
    Eu não sabia do projeto, mas com certeza vou começar a conhecer ainda mais, pois adorei a proposta.
    Amei o post.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore, que delícia ver bibliotecário por aqui... amoooo - obrigada pela visita!
      E boa sorte por ai nas visitas às bibliotecas.
      Beijokas!

      Excluir
  7. Olá !!! Que incrível esse projeto !!!
    Vale muito a pena compartilhar e desenvolver cada vez mais !!!
    muito sucesso, super bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena,
      Esse é o objetivo, trazer vários projetos para os leitores do blog conhecerem mais.
      Obrigada pela visita!
      beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário