[Entrevista] - Gabriela Pedrão (Youtuber)

Olá amorecos, espero que essa seja uma semana maravilinda para todos nós... A entrevista que trago hoje era pra sair ontem, mas, devido a correria não consegui, então, ai está (um cadin atrasada).

Hoje trago uma entrevista pra lá de especial "pra mim pelo menos", tendo em vista que trata-se de Gabriela Pedrão, uma youtuber lindíssima, bibliotecária e escritora que traz em seu canal assuntos sobre livros, leituras, bibliotecas e assuntos pertinentes à literatura.

"Foi uma coisa que surgiu para me ajudar a ler mais. Era um tipo de compromisso que eu teria com meu canal e outras pessoas: resenhar um livro por semana. Foi crescendo, os assuntos foram aumentando e hoje saiu da meta de leitura e virou um trabalho..."


Conheci ela nas andanças pela internet e pra ser sincera fiquei mega encantada com seu canal no Youtube É o último eu juro!, criado para resenhar e comentar leituras, além disso, acaba falando de Biblioteconomia (formação acadêmica dela) - com isso, acaba divulgando a área e fazendo os Bibliotecários (assim como eu) rirem e se identificarem em diversas situações que ela menciona lá em seu canal.


"... o foco são obras de fantasia épica, ficção científica e 
suspense policial, meus gêneros preferidos..."




O que mais a motiva em ser Youtuber, é o fato de poder manter o contato com pessoas de diferentes opiniões, além disso, acha legal a ideia de poder "influenciar" as pessoas a lerem.
Algo que não a agrada é o fato de ter de lidar por vezes com comentários negativos.

"... é complicado de se trabalhar na internet. É um mundo onde as pessoas se sentem muito corajosas então temos que encarar comentários desagradáveis e às vezes até ofensivos..."

Adora ler, até porque hoje a leitura se tornou sua profissão, além de lazer e inspiração.

"...Gosto de ler porque é minha diversão. É um momento de "esquecer do mundo" e entrar em outros... o que mais gosto é de achar livros que combinem com momentos que estamos vivendo, assim sempre há um aprendizado e um aproveitamento maior: no futuro são várias emoções associadas que ficam na lembrança daquela leitura, acho isso bacana..."


Seu primeiro livro lido que lembre-se foi o "O que conta no faz-de-conta - Elias José", no entanto é apaixonada por quadrinhos desde a infância.

Para Gabriela, a leitura além de auxiliar no "básico" - "...escrever melhor, falar melhor" - também é capaz de ajudar o leitor a pensar melhor, aguçar seu senso crítico, melhorar a visão de mundo, proporciona experiências com culturas diferentes e ativa a criatividade (concordo).


"... Acho também que ler nos ajuda a compreender outras épocas, outros estilos de vida e como o mundo vem evoluindo..."

Atualmente, acabou de ler a trilogia "Fundação - Isaac Asimov" e está começando "Máquina diferencial - William Gibson e Bruce Sterling", ambos da Editora Aleph.
















"Ambos são ficções científicas... A trilogia da "Fundação" é um dos maiores sci-fi e ganhou prêmio Hugo de melhor série de ficção científica de todos os tempos! É uma leitura que vale muito a pena e o Asimov escreve de um jeito maravilhoso!...
O "Máquina Diferencial" é o precursor do Steampunk, que é um subgênero de ficção científica, e foi escrito pelo William Gibson que é também autor do clássico "Neuromancer" (que também vou ler esse mês! rsrs)."

Quando questionada qual seu livro preferido, também demonstrou dificuldade em escolher apenas um:


"Difícil escolher apenas um! Mas acho que se na correria eu tivesse que sair pegando, pegaria "O nome da Rosa - Umberto Eco" e "1984 - George Orwell". Foram livros que me marcaram demais, ambos são pesados e com bastante carga emocional, foram leituras desafiadoras e com certeza farei novamente ao longo da vida..."






Em relação a poder se uma personagem, escolheria ser Morgana da série "As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley", por ser uma mulher forte, poderosa, uma sacerdotisa de Avalon e muita coisa do reino de Artur está ligada a ela - "... é muito girl power...".











Outra coisa legal, é que lembra que eu mencionei que a Gabriela é autora também, pois é, ela escreveu um conto chamado A Biblioteca do Mediterrâneo e está disponível lá na Amazon pra quem quiser conferir (clique AQUI). 










Bom amorecos, por hoje é só, espero que tenham gostado!!! Beijokas!!!

70 comentários :

  1. Essa mocinha linda aí da entrevista acaba de ganhar mais uma seguidora: eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigada pela visita!
      Não esquece de seguir o blog ^.^

      Excluir
    2. Ebaa, que linda, obrigada! <3

      Excluir
  2. Olá
    Eu nao a conhecia, mas foi ótimo poder conferir seu post e saber um pouco sobre seu trabalho. Com certeza irei procurar mais sobre o trabalho dela. Ótimo post por sinal, especialmente pela divulgação.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie fe, obrigada pela visita!
      Que bom tenha gostado!

      Excluir
  3. Adorei tudo que li, porém o vd só vou assistir assim que meu pc tiver arrumado, esta sem som, mas prometo comentar lá youtube
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado, uma pena não poder assistir nesse momento!
      Beijokas!

      Excluir
    2. Marciaa, estou te esperando por lá tbm! Bjs!

      Excluir
  4. Eu definitivamente gosto muito do seu jeito de apresentar entrevistas! Parabéns! (rs) Eu adorei conhecer um pouco mais dessa youtuber. Confesso que não sigo nenhum canal, pois não é minha praia acompanhar vídeos, mas gostei de saber que essa leitora é bibliotecária e aborda a área em seu canal. Aliás, achei legal o título do conto dela. Dá para notar que ela realmente valoriza a biblioteconomia.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, muito obrigada pelas palavras, isso me motiva e me alegra em ser blogueira. De fato a Gabriela é uma profissional e tanto, que realmente ama o que faz e valoriza uma área tão desprestigiada quanto a Biblioteconomia!
      Beijokas!!!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Francine, obrigada! Realmente a Grazi mandou muito bem, né? Se vc se animar passa lá no canal! E se ler o conto não deixe da dar sua opinião, vou amar! Bjos! <3

      Excluir
  5. Olá Grazi,
    Ainda não conhecia a Gabriela nem seu canal. Acho que tenho vivido debaixo de uma pedra, não é possível. A questão de ela ter dito que as pessoas são extremamente corajosas na internet não poderia ser mais pertinente. Eu vejo cada coisa que as pessoas falam que fico até triste, pois não pensam.
    Que legal que O Nome da Rosa é um de seus livros favoritos. Ainda não o li, mas sempre vejo opiniões negativas, vou tentar ler um dia.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, infelizmente até por conta de tanta "porcaria" na internet acabamos não tendo tempo de ver coisas boas, não se subestime ^.^.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
    2. Bruna, internet é um mundo complicado, mas a gente vai levando sem dar muita moral para as pessoas 'corajosas', rsrs. Fico feliz pela Grazi ter apresentado meu trabalho pra tanta gente bacana como vc!
      Ah, dá uma chance sim para 'O nome da Rosa', é incrível! Bjos!

      Excluir
  6. Olá,
    Embora eu não tenha o costume de acompanhar nenhum Youtuber, fiquei curiosa pelo fato de ela também discutir sobre biblioteconomia e tentar influenciar o pessoal pelo hábito da leitura. Gostei bastante das escolhas que ela fez se tivesse que escolher um livro na correria e quero muito ler O nome da rosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Michele, que legal que vc curtiu a ideia :D
      Leia 'O nome da Rosa' sim! É um livro para vida! Bjos!

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Eu já sou inscrita no canal da Gabriela e adoro os vídeos dela! O primeiro que assisti foi sobre biblioteconomia, que é o curso de graduação que estou fazendo. Amei saber mais sobre ela, seus gostos e etc. Ah, não conhecia o conto! Fiquei ansiosa para ler.
    Ótimo post!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amoreca, que bom já a conheça... também sou bibliotecária, além de blogueira ^.^
      Que alegria ver gente nova na área!
      Beijokas!

      Excluir
    2. Ah que linda, uma bibliotecária! <3 Obrigada por me acompanhar por lá! E se ler o conto me fala depois, viu? Bjos!

      Excluir
  8. Olá ♥
    Não a conhecia, acho muito legal posts que nos apresenta booktubers, autoras e blogueiras. Fiquei super feliz que conhecer um pouco sobre a Gabriela e adorei o vídeo dela que você postou ela parece ser muito simpática. Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom tenha gostado!
      Obrigada pela visita amore, beijokas!!!

      Excluir
    2. Ah que linda! Que legal que vc gostou! Obrigada! <3

      Excluir
  9. Olá,
    Não conhecia ela, mas só pela entrevista já achei bem simpática! Também acho que a leitura ajuda além do básico e serve para as pessoas melhorarem seus pontos de vista, modo de pensar e amplia nossa visão sobre o mundo. Vou correndo conferir seu canal no youtube e seu livro!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amoreca... que bom tenha gostado!
      Obrigada pela visita! Beijokas!!!

      Excluir
    2. Isadora, muito obrigada! <3 Se gostar me fala, viu? Bjos!

      Excluir
  10. Olá!
    Não conhecia a Gabriela e já gostei desse vídeo que você nos apresentou.. eu já pensei em fazer biblioteconomia, mas não segui com a ideia, quem saber mais lá pra frente rs' na sei.. tenho uma enorme curiosidade de ler 1984 sempre leio comentários positivos sobre a obra e o autor..
    gostei de conhecer um pouco da Gabriela e agora irei acompanhar os videos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, obrigada! <3 que legal que vc gostou!
      E não deixe mesmo de ler '1984'! É maravilhoso!
      Bjos!

      Excluir
    2. Oi Ta, que bom tenha gostado da Gabi ... de fato ela é uma fofa.
      Quanto à biblio, faça sim é uma delícia... e como eu sempre digo, conhecimento nunca é demais!
      Beijokas!

      Excluir
  11. Graazi, lindona! Super obrigada pelo convite e por esse post INCRÍVEL! Eu adorei esse formato que vc criou, ficou demais! Sou muito grata à profissão por me apresentar pessoas tão legais!
    Todo sucesso pra vc!
    Bjos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, eu quem agradeço por sua participação!
      De fato uma das coisas que a Biblioteconomia me permitiu foi encontrar pessoas maravilhosas pelo caminho...
      Beijokas!

      Excluir
  12. Olá, não conhecia a autora, nem o seu trabalho...acho super bacana essas entrevistas, é uma ótima forma de conhecer novos talentos :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, que bom tenha gostado!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Achei bem legal seu jeito de apresentar a entrevista, relatando o que aconteceu e colocando alguns trechos de fala da entrevistada ao invés das habituais perguntas e respostas, ficou bem gostoso de ler! Também adoro 1984!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, muito obrigada pela visita.
      Fico cansada ao ler perguntas e respostas por isso fiz um formato diferente!
      Que bom tenha gostado amoreca!

      Excluir
  14. Olá.
    Parabéns pela entrevista.
    Ela citou as Brumas de Avalon, curto bastante o livro e o filme.
    Bjinhos!
    Kátia Caruso
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Apesar de eu não ser fã de acompanhar Youtubers achei bem bacana a abordagem do canal dela ainda mais pelas situação inusitada que deve sofrer na sua profissão de bibliotecária.
    Adorei a entrevista.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom tenha gostado... de fato o canal da Gabi é bem diferente do que estamos "acostumados" a ver dos youtubers por aí né!
      Beijokas!

      Excluir
  16. apesar de nao ser muito fã de ficção científica e
    suspense policial, fiquei bestante curiosa, parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  17. Oi Grazi! Acho que já disse aqui que não acompanho nenhum Youtuber, mas a Gabriela me mostrou algo a mais. Assim como ela também gosto muito de quadrinhos e concordo quando ela diz que a leitura vai além da melhora na escrita.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom tenha gostado da Gabi.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!!!

      Excluir
  18. Ah, que gracinha! Parece uma boneca.

    Não sou muito ligada à youtubers mas a Gabi é uma fofa e tive a vontade de acompanhar seu trabalho.

    Obrigada por apresentar uma pessoa tão cativante para nós *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Recomendo que acompanhe sim, é uma delícia assistir os vídeos da Gabi!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  19. Olá,

    Confesso que não acompanho muitos youtubers, mais por falta de tempo do que interesse mesmo. Mas gostei muito da entrevista e das perspectivas da Gabi.


    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, obrigada pela visita!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não tenho o hábito de acompanhar youtubers e não conhecia ela, mas fiquei animada com o post. Acho bacana biblioteconomia, embora não saiba muito sobre. E apesar de não ler muito os gêneros que ela mais gosta, eu tenho curiosidade, por isso imagino que vou achar muita dica bacana lá no canal dela. Além disso gostei desse conto, parece ser interessante. Enfim, gostei bastante de conhecer a Gabi.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari, obrigada pela visita amoreca!

      Excluir
  21. Costumo acompanhar Booktubers mas não conhecia o canal dela, depois desse post fiquei bem interessada e já vou me inscrever. Entendo ela quanto a essa dúvida sobre o melhor livro, sempre difícil escolher só um, nunca li 1984 mas quero. Um dos meus gêneros favoritos também é ficção científica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, que bom tenha te chamado a atenção... espero que curta bastante o canal!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Olá!
    Gosto muito do formato que você faz as suas entrevistas. Ainda não conhecia essa Booktuber mas a achei super simpática e com certeza vou procurar um pouco mais sobre ela e me inscrever em seu canal.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, que bom goste... vou continuar assim rsrsrs... obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  23. Olá!

    Eu particularmente não gosto de nenhum youtuber, mas é bem legal que que booktubers estão ganhando espaço, falando de algo tão bacana que são livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kami, obrigada pela visita!

      Excluir
  24. Primeiro deixa eu te parabenizar pelo seu formato de entrevista. Ao invés de colocar as perguntas e respostas, você montou um texto com citações da entrevistada, e complementou com imagens, ficou bem mais dinâmico! Adorei o estilo! Gostei também da Gabriela, parece ser muito simpática e divertida. Pena não poder acompanhar o canal, pois a ausência de legendas nos vídeos me impede. bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigada pela visita!
      Que bom tenha gostado.
      Beijokas!

      Excluir
  25. Oie!!!
    Muito legal poder conhecer um pouco mais desta, leitora, bibliotecária, youtuber, autora...(ufa!) rsrsrs
    Ainda não conhecia o canal e vou aproveitar para explorar um pouco!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ainda não conhecia o canal. Erro meu.
    Mas fiquei bastante interessada. Primeiro por ela ser bibliotecária, uma profissão que já cogitei seguir antes. Segundo que, além de youtuber, é escritora.
    Super me identifiquei.
    Acho que vou dar uma passadinha no canal dela, só pra conhecê-la melhor.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada pela visita!
      Passe lá no canal sim, vai curtir!
      Beijokas!!!

      Excluir
  27. Oooooooi, eu não conhecia a Gabriela, mas, amei conhecer... Esse vídeo escolhido tbm tá ótimo. Acho que não li nenhum dos livros que ela leu, mas, quero muito 1984 e Fahrenheit 451. Parabéns pelo post tá lindo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay... que bom tenha gostado.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  28. Olá.
    Parabéns pela entrevista, achei muito legal.
    Não conhecia a youtuber, mas fiquei bem curiosa para conhecê-la e acho que vou dar uma olhadinha no canal dela. Fiquei curiosa para ler o livro também "O que conta no faz-de-conta" Deve ser uma gostosura de ler.
    Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom tenha gostado!
      Depois retorne e nos conte o que achou.
      Beijokas!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  29. Oi Grazi!
    Parabéns pela entrevista, ficou ótima!
    Eu não conhecia o canal da Gabriela, mas concordo com vc, é muito fofo! Vou seguir tbm, rsrs. E concordo com ela com relação à Morgana, ela é mesmo muito girl power!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, obrigada pelas palavras e pela visita!
      Beijoka!

      Excluir
  30. Que simpatia essa moça! Não conhecia, mas já virei fã. Vou dar uma olhada em mais vídeos dela, e já estou seguindo o canal. Adorei a entrevista e a oportunidade de conhecer um canal tão bom que aborda temas literários. Adorei o post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie amore, que bom tenha gostado da Gabi de fato ela é uma fofa!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário