[Resolvi Escrever] - Engole o Choro

Olá amorecos, estão bem nessa quarta-feira fria? (Pelo menos aqui em São Paulo).
Bom a algum tempo estou pensando em criar essa coluna aqui no blog - Resolvi Escrever - trarei algumas reflexões, sobre meus pensamentos e sentimentos... algumas coisas que escrevi a um tempo e deixo guardado, de vários assuntos da vida. Espero que gostem e não deixem de comentar se estão gostando... quem sabe ajudo alguém de alguma maneira, não é?!






























E pra começar, vou falar de um assunto que desde pequena eu reflito e por vezes não achei justo - que é o ato de engolir o choro.
























Pois é, quantas vezes não ouvimos essas palavras no decorrer de nossas vidas, desde a infância?!
Não sei vocês, mais já pararam pra pensar o que sentiram quando lhe foi dito isso, pois é, pode ser coisa da minha cabeça mas, parei esses dias pra pensar, quando num dado momento senti uma vontade enorme de chorar e como se num passe de mágica dentro de minha mente ouvisse a voz de minha mãe (vó que já se foi) dizendo pra eu engolir o choro.
Primeiro vem aquela dorzinha como se as lágrimas estivesses descendo pela garganta, depois aquela sensação de que o motivo pelo qual as lágrimas queriam escorrer tivesse sido internalizado dentro da gente. Depois de nada adianta, porque naquele momento pode até ser que a dor ou a tristeza passe, mas, o motivo sempre virá a tona, como uma serpente a nos engolir no tempo, e mais do que isso, sempre terão aqueles momentos que a solidão arrebatará a alma e trará todos os motivos que lhe fizeram "engolir o choro" à tona.
Pra mim é fato que as lágrimas são uma maneira de expressão positiva ou negativa, no entanto, quando se dá esse ato de engolir o choro, a meu ver, você leva coisas ruins pra dentro de si, e talvez essas mesmas coisas serão as responsáveis por trazer doenças gravíssimas, como a depressão.
Então se tens vontade de chorar, chore e libere tudo que está dentro de ti... mas não esqueça de se levantar e seguir em frente, independente da circunstância, afinal, só o fato de podermos respirar, já é´o bastante para chorar de alegria.

Vou aproveitar e deixar aqui uma música que segundo Martin Guhn - psicólogo da Universidade da Columbia, faz o ouvinte chorar por conta da "appogiatura" (clique aqui para saber mais).


34 comentários :

  1. Olá
    Adorei, é ótimo poder acompanhar reflexões diversas também. Sobre engolir o choro, acho uma tarefa muito difícil porque eu realmente me acho muito chorona. E sempre que tenho vontade choro mesmo, e todo mundo já me conhece por ser assim..

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe.. obrigada pela visita!!!
      De fato é complicado engolir o choro.. tb sou super chorona...

      Excluir
  2. Muito bom...e a Adelle no final, hein ;)
    www.farolcultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui obrigado pela visita!!!
      Que bom tenha gostado do post e da música escolhida!!
      Beijokas!

      Excluir
  3. Olha, eu não gosto dessa frase e por isso mesmo eu nunca a usei com meu filho. Acho que temos que nos expressar mesmo, se é chorando que vamos extravasar e colocar para fora o que nos aflige, que seja. Isso pode traumatizar e não estou brincando, conheço uma pessoa que teve sérios problemas por passar a infância ouvindo "engole o choro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia obrigada pela visita e pela excelente contribuição ao blog... por que eu de verdade acredito que essa frase pode acarretar diversos problemas na vida da gente se levada a sério.
      Beijokas!

      Excluir
  4. Adorei a ideia da coluna. Engolir o choro é muito ruim, também tenho lembranças da minha mãe falando isso pra mim, não sou traumatizada nem nada, mas lembro.
    Acho chorar tão libertador. Hoje em dia eu choro mesmo, não engulo choro de forma alguma!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amoreca... não sou traumatizada é que hoje em dia reflito muito a respeito disso, por isso resolvi colocar pra fora através de palavras.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Amiga, até hoje, com 40 anos, eu as vezes falo para mim mesma, "engole o choro e vai", porque faz parte. Sufocar emoções, ouvir calda determinadas coisas e se esconder atrás de uma fantasia de alegria, são contingencias da vida. Claro que uma hora a coisa fica insustentável, mas ainda vejo mais coisas positivas em você se resguardar, do que ficar colocando sua dor na vitrine. Amei o texto!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi... obrigada pela visita!
      Hoje vou ter de descordar de ti... mas, acho interessante ver percepções diferentes do mesmo assunto!
      Beijokas!

      Excluir
  6. "quando se dá esse ato de engolir o choro, a meu ver, você leva coisas ruins pra dentro de si, e talvez essas mesmas coisas serão as responsáveis por trazer doenças gravíssimas, como a depressão." Concordo plenamente. Não gosto dessa coisa de engolir o choro. Acho necessário desabafar, é algo que precisamos fazer.
    Ótimo texto.
    beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Grazi,
    Adorei a coluna, fiquei bem animada imaginando o que encontrei daqui para a frente. Gostei muito do seu texto e acho que ele é perfeito. Eu já passei por várias situações em que precisei engolir o choro e isso é terrível, pois dá aquele nó na nossa garganta e parece que impede a gente de respirar, não é?
    Acho que seu último parágrafo é incrível, nós precisamos chorar, liberar até nós perdermos e nos reencontrarmos novamente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna... fico feliz que tenha gostado, espero que continue acompanhando e que de alguma forma te ajude em algum momento de sua vida!

      Excluir
  8. Olá!
    Ótima ideia essa coluna!
    Sabe, acho que engoli tanto o choro quando mais nova, que hoje já não choro mais, rs. Pelo menos não na frente de ninguém... Embora eu ache que chorar é bom, lava a alma e faz bem.
    Também concordo que prender o choro faz mal, pode levar a muitas coisas ruins isso de sufocar sentimentos e emoções... mas confesso que as vezes eu acho necessário. Sei lá, isso de ficar vulnerável na frente de outras pessoas me incomoda.
    Gostei da nova coluna, espero novos textos! xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess... que bom tenha gostado.
      Espero que continue acompanhando a coluna e que em algum momento possa te ajudar em alguma coisa.
      Beijokas!

      Excluir
  9. Oi, Grazi!
    Tenho a mesma opinião que você. E não gosto quando as pessoas me dizem para engolir o choro, portanto também não digo. Acho que a gente tem que liberá-lo. Tem que por pra fora tudo aquilo que está trancado. E se a gente pode chorar, porque não fazê-lo?
    Continue escrevendo, achei a ideia da coluna muito bacana! E escrever é uma das melhores coisas do munto, então... ♥
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamiris... muito obrigada!!!
      Comentários como o seu são os que nos dá alegria pra continuar!!!
      Beijokas!

      Excluir
  10. Oi Graziele, é engraçado como realmente escutamos esta frase desde criança. Chego a dizer que principalmente na infância, pelo menos eu acho. Eu mesma já disse algumas vezes para meus filhos quando eles levam bronca e começam a chorar. Mas nunca disse isso quando se trata de sofrimento, perda. Acho importante a pessoa chorar, colocar para fora a angústia que está corroendo por dentro. Sou uma chorona assumida, e não me engulo meu choro, choro mesmo, com vontade... kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Adorei a sua nova coluna! Acredito que sempre trará ótimos posts, como foi o caso deste.
    Acho que chorar não é nada demais, já "engolir o choro" é um caso muito triste, pois, esconder os sentimentos pode causar problemas maiores e é sempre bom contar com alguém para contar nossas lamentações.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diane, obrigada pela visita!
      Vou procurar trazer sempre assuntos diferentes, espero que possa ajudar as pessoas de alguma maneira, nem que seja tirando um sorriso no decorrer da leitura!

      Excluir
  12. Oi!
    Gostei da sua nova coluna.
    O assunto que você começou eu acho bem sério, porque segurar o choro pode ser muito ruim para a pessoa.
    Eu sempre fui considerada por todos muito chorona. Hoje eu já consigo diminuir um pouco, mas é uma sensação muito ruim depois. Acho que as pessoas precisam ter um equilíbrio.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol... obrigada pela visita, continue acompanhando gatona!

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Achei bem legal a coluna, e adorei o tema que você trouxe, quantas vezes temos vontade de chorar, mas que pelo simples fato de estarmos em publico ficamos com vergonha ou medo do que vão dizer, e tal. De certo modo isso reflete na nossas atitudes, o fato de não podermos expressar o que sentimos do modo mais adequado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenna muito obrigada pela visita, fico contente que tenha gostado e refletido sobre o texto!
      Beijokas!

      Excluir
  14. Oiii,
    Amei o seu blog. Quanto a engolir o choro, confesso que sempre foi muito dificil pra mim, sou emotiva demais haha Mas das vezes que eu fui ''obrigada'' foi algo que eu levei como algo que me deixou mais forte. Amei a coluna, espero que continue.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy, obrigada pela visita e pelos elogios...

      Excluir
  15. Eu adoro blogs de crônicas. Sempre me emociono com os textos publicados. Fico feliz que tenha criado essa coluna no seu, com certeza vai atingir muita gente de uma forma muito positiva e até reflexiva. Já gostei do texto de inicio e espero acompanhar todos os outros. :)


    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, fico feliz que tenha gostado... espero que de fato auxilie muitas pessoas meus textos!
      Aguardo sua presença nos próximos textos!
      Beijokas!

      Excluir
  16. Olá.

    Eu gosto muito de textos reflexivos e gostei bastante da sua nova coluna. Eu sou muito emotiva e em certas situações tenho que fazer de tudo para engolir o choro. Muitas dessas vezes isso me deixou mais forte ou as vezes com mais raiva hahah pq eu gosto de extravasar, sabe? Não gosto de guardaras coisas.
    Amei seu texto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu gostei muito desse texto. Já ouvi muito isso, de engolir o choro, principalmente quando era criança. Hoje, se eu tiver que chorar, eu choro mesmo, e se alguém não gostar, que saia de perto kk Faz mal ficar guardando os sentimentos, é importante expressa-los.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Acho que a maioria das pessoas já ouviu essa frase aí mesmo, o pessoal tem mania de falar geralmente pras crianças, né? O problema é que alguns podem acabar crescendo achando que chorar é errado e então guardam todo o sofrimento e realmente não faz bem, e creio eu que cause muitas doenças mesmo. É importante chorar, limpa a alma, é uma forma de extravasar tudo de ruim que estamos sentindo para ficarmos só com o que é bom.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Engolir o choro é algo cruel. E se pararmos para pensar, acabamos levando isso para a vida, pois sempre temos que demonstrar que estamos bem, mesmo que estejamos desmoronando por dentro. Gostei muito do seu texto, achei muito sensível e inspirador. Espero que a coluna tenha muito sucesso.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. ADOREI o teu texto, amada.
    Bem, eu já não me incomodo em chorar. Se tenho que fazer, faço com tudo. Viro Rainha do Drama às vezes, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E quando é coisa é filme dramático ou cujo final é amargo, viro a Imperatriz do Drama, XD.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário