[Faces da Leitura] - BiblioMóvel (Portugal)

Olá amorecos... e que comece o mês de agosto (esse mês tem Bienal \o/ aqui no blog terão várias dicas sobre esse evento maravilhoso, não deixem de acompanhar).

E pra começar o mês bem, trago hoje uma entrevista internacional (que chiquê rs), para nossa coluna Faces da Leitura.



Nuno Marçal - 41 anos, Sociólogo e Pós-Graduado em Ciências Documentais (ramo de Bibliotecas) vive em Portugal e faz parte de um projeto magnífico de disseminação da leitura lá, chamado Bibliomóvel de Proença-a-Nova

Sua relação com bibliotecas e com a leitura vem de muito cedo, inicialmente sua paixão eram as livrarias, mais o cenário foi mudando e hoje Nuno é Biblioteário-Ambulante desse projeto belíssimo.






"... sempre estive rodeado de livros e histórias, embora meu local favorito fosse uma livraria onde passava muitas horas a folhear e a ver livros... sem ser obrigado a comprar nada pelo livreiro. Ele sabia que muitos daqueles que estava a usar e manusear provavelmente seriam futuras prendas de aniversários e de Natal...".

A Bibliomóvel de Proença-a-Nova, percorrem os locais levando a Biblioteca Pública àqueles que precisem ou queiram desfrutar de uma boa leitura. O percurso feito é em pequenas aldeias diversas, despovoadas mas, que mesmo assim merecem ter acesso aos serviços básicos de uma Biblioteca, não trata-se apenas de livros, revistas, jornais e serviços básicos existentes nas Bibliotecas, mas muitas vezes de uma palavra e uma companhia.

"... a nossa em particular serve um pequeno município, caracterizado por uma população bastante envelhecida, onde ainda existe o analfabetismo de pessoas que foram obrigadas na sua juventude a trabalhar para ajudar no sustento familiar e que por isso nunca foram a escola... Essa troca de afetos será talvez a grande mais valia da BiblioMóvel...".




A missão da BiblioMóvel é igual a de qualquer Biblioteca. 

"... É uma casa de Liberdade, Igualdade e Fraternidade no acesso à Informação e Conhecimento em qualquer suporte e formato. As Bibliotecas podem também ser importantes Centros de Serviços úteis à comunidade onde estão inseridas e tornar-se assim relevantes para a vivência dessa mesma comunidade.... podem e devem ser muito mais que apenas e só promoção do Livro e da Leitura. A grande vantagem das Bibliotecas Itinerantes é precisamente a mobilidade e a proximidade com que tentam executar a sua missão de ir, estar e disponibilizar Biblioteca de Todos, com Todos e para Todos sem esquecer claro o lado afetivo e emotivo, por a Biblioteca não é de todo um serviço burocrático frio e insensível. As Bibliotecas são feitas de pessoas, com pessoas e para pessoas por isso têm de estar atentas as suas reais necessidades e anseios de lugares democráticos onde algo pode fazer a diferença nas suas vidas - esteja acessível de um modo livre ...".


Além de atuar na BiblioMóvel, Nuno confirma sua paixão por bibliotecas, através de sua coleção de fotografias de Bibliotecas Itinerantes (mais de mil imagens de vários locais do mundo - clique aqui pra ver).

"... já estive dentro de muitas e deslumbrantes Bibliotecas. A mais espetacular para mim foi e continua sendo a Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian - Portugal. Não por ter sido uma das pioneiras, mas por tudo o que ela significou num pais sem Liberdade - elas foram os faróis de Cultura e muito apenas contra as trevas e o abscurantismo de uma ditadura muito dura. Além disso... elas são lindas! Aquela estrutura clássica dos anos 50, mas cheia de charme faz qualquer um ficar a olhar e contemplar sua beleza. Apesar de nenhuma andar na estrada hoje em dia, uma vez que o serviço foi extinto em 2002, hoje em dia existem muitos profissionais, onde estou incluído e que fazem prevalecer essa herança e esse legado, obviamente em veículos mais modernos mas sem o charme daquelas Bibliotecas Antigas ...".



Em relação aos serviços prestados nas Biblioteca mais diferenciados que Nuno já conheceu, ele menciona que o que acha mais diferenciado são os serviços que aproximam as Comunidades, dos mais básicos possíveis - todos os serviços úteis que podem tornar a Biblioteca relevante nas vidas das comunidades.

"Também acho que as Bibliotecas podem ser importantes locais de recolha, difusão e defesa do Patrimônio Imaterial de uma Comunidade e de um País. Esse patrimônio é em grande medida a sua Identidade e por isso necessita ser defendida e transmitida para que aquilo que somos não se perca...".

A Biblioteca mais diferenciada que Nuno conheceu é o Bubisher - Biblioteca Itinerante dos Campos Refugiados do Sahara Ocidental - porque além de ter serviços diferenciados, tais serviços aproximam as Comunidades e promove a leitura e a língua (castelhano) em condições muito difíceis, levando liberdade a um povo sem terra, numa terra sem povo.

Fonte: http://www.bubisher.org/




"Ao longo destes dez anos tive a honra e o enorme privilégio de poder estar junto de pessoas marcantes e que deixaram marcas inesquecíveis. Infelizmente pela ordem natural da vida houve alguns que partiram, mas felizmente outros ainda estão e mostram como uma Biblioteca pode fazer a diferença na vida de uma pessoas... "

Quando questionado sobre um momento marcante, Nuno confirmou seu amor por disseminar a informação e ajudar as pessoas, nessa história linda:

"Uma vez numa das passagens da BiblioMóvel um senhor se aproximou e perguntou se eu poderia visitar sua aldeia, pois tinha comprado um computador e não sabia usá-lo. A visita foi realizada e até os dias atuais lá estamos e o senhor F. lá está sempre a nossa espera para aprender algo mais... Entretanto ele regressou a escola e precisava de enviar trabalhos por e-mail, coisa que não tinha. Após uma longa troca de conversas sobre o nome, senha, modos de enviar e ler e-mails, finalmente conseguimos criar uma conta pra ele... Dia seguinte de manha ao chegar na Biblioteca, ao verificar minha caixa de e-mail e de todos os habituais, dois deles se destacamm pelo seu remetente.
Abro e verifico o seu conteúdo, no primeiro simples e singela palavra "OBRIGADO". No segundo a curta mensagem "BOM FIM DE SEMANA"."



Amorecos, não sei vocês, mais fiquei encantada com a trajetória do meu amigo Nuno Marçal, e com as várias ideias e histórias que ele nos deixou aqui nessa entrevista maravilhosa. E como não poderia faltar, ele nos deixou um recado super fofo:


"Usem, Abusem e Desfrutem das Bibliotecas! Elas resistem, existem e não desistem de Existir por causa de quem delas necessita e procura!!!"

44 comentários :

  1. Olá
    adorei a entrevista. Eu não conhecia o autor, mas foi ótimo saber um pouco mais sobre ele e seu trabalho. Também fiquei encantada com a trajetória dele. Que maravilhoso esse bibliomóvel <3 muito lindo a relação dele com bibliotecas!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fe não se trata de um autor, mais de um Bibliotecário-Ambulante que tem muita história pra contar.
      Obrigada pela visita amoreca!!!

      Excluir
  2. Obrigado Grazielli de Moraes pelas palavras e pelo interesse.
    Abraço desde este lado do Grande Lago!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno, eu quem agradeço pela maravilhosa matéria!

      Excluir
  3. Grazi lindona ótima entrevista e que trabalho maravilhoso em levar a leitura a todos os lugares, as fotos já dizem tudo o encantamento das crianças nos livros, parabéns ao Nuno pela iniciativa, que continue levando cultura a todos os lugares. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce... realmente é um trabalho magnífico, acompanhe os próximos posts de nossa coluna Faces da Leitura!

      Excluir
  4. Olá... desse autor em especial nunca tinha ouvido falar, mas temos em especial um projeto destes em Blumenau, que funciona no mesmo esquema, levar a literatura aos pontos onde ela é escassa.... obrigada por compartir.... sinceramente, esse é o sonho da minha vida, trabalhar com leitura.....
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, o Nuno não é um autor.. mais já falei pra ele que deveria arriscar, pois tem muita história pra contar não é rsrsrs!!
      Realize o seu sonho de trabalhar com leitura e se surpreenderá com os resultados!

      Excluir
  5. Gente, que projeto lindo!
    Acho incrível essas pessoas que se dedicam a partilhar conhecimento com outros membros da sociedade. Fiquei maravilhada ao ver que ele dirige para aldeias menores que não teriam contato com a literatura se não fosse por esse projeto lindo.
    Já vi algumas reportagens sobre projetos semelhantes no Brasil, mas é sempre bom ver como isso acontece ao redor do planeta.
    Adorei o post, Grazi.

    -Kaah
    cdumaeleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kah... fico feliz que tenha gostado do POST, eu também amei rsrsrs!!!
      De fato esses projetos possibilitam o acesso a informação e formação das pessoas que não tem tanto acesso à informação como a gente!!!

      Excluir
  6. Oi, Grazi. Poxa, que bacana esse projeto. Achei uma linda maneira de espalhar a literatura e com certeza é feito com muito amor. Eu já vi alguns projetos parecidos mas aqui no Brasil ainda não vi nenhum. Só o Ninho de livro, que não é nem de perto parecido com esse mas tem um projeto bacana também, conhece? são ninhos espalhados por pontos estratégicos onde cada um pode passar e pegar um livro, deixando outro no lugar.
    Eu adorei ver que existem pessoas empenhadas em ajudar a literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia obrigada pela visita...
      Aqui no Brasil tem o ônibus Biblioteca (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/onibus_biblioteca/) e tem muito projeto bacana por ai... acompanhe nossa coluna Faces da Leitura que vou sempre trazer novidades!!

      Beijokas!!!

      Excluir
  7. Totalmente fascinada pelo post e pela riqueza da atitude!!! Este tipo de compromisso, muito mais que um projeto, com certeza, é imbuído de muito amor e eu desejo todo o sucesso do mundo para a ação.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi, primeiramente obrigada pela visita!
      De fato a iniciativa de Nuno é sensacional...

      Excluir
  8. Nossa estou encantada e emocionada com esse projeto! Deveriam existir milhões de carros bibliotecas por aí levando leituras para todos! Parabéns pelo seu post que nos trouxe uma informação tão linda dessas.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila... os motivos de eu continuar com meu projeto blogueira... são palavras como a sua!!
      Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  9. Olá Grazi,
    Tudo bem?

    Retribuindo a visita rs

    Nossa, que iniciativa genial!
    Como muitos lugares, não só em Portugal, mas aqui no Brasil também, as pessoas não tem acesso a leitura ou até mesmo o contato com livros. Realmente é uma iniciativa Louvável, realmente contribuindo para a mudança de vidas.

    Aqui em São Paulo temos o Projeto Leitura no Vagão, já ouviu falar? Eles distribuem livros nos vagões do metrô (principalmente na linha azul), gratuitamente.

    Parabenizo pessoas como o Nuno que se dispões para ações como esta.

    Ps. Já me inscrevi no blog rs

    Beijinhos ;*
    Jessica Correa
    www.blogmodernagem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica obrigada pela visita, espero que continue acompanhando o Faces de Uma Capa e contribuindo com comentários tão valiosos!!!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Nossa, achei a iniciativa dele muito linda, levar a aldeias a chance de ter contato com os livros, de adquirir e transmitir esse conhecimento. Adorei o post, trazer uma informação dessa aqui, ficou lindo <3

    ResponderExcluir
  11. Olá Grazi,
    Que trajetória mais bacana a de Nuno.
    Eu já fui muito à bibliotecas, hoje vou mais a livrarias mesmo, pois, das últimas vezes em que fui, os livros não eram tão atuais e não me interessaram.
    Gostaria de fazer um serviço assim, sabe? Acho que é muito bacana disseminarmos o gosto pela leitura e acho que nós (blogueiros) somos meio que bibliotecas ambulantes.
    Parabéns pela incrível postagem.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna... obrigada pela visita!
      De fato esses projetos são maravilhosos e ainda é muito pouco a participação de blogueiros em iniciativas como esta... muitos preferem guardar seus livros nas estantes... cada um é cada um... mais eu particularmente acho que livros foram feitos para serem lidos... faço minha parte!

      Excluir
  12. Hey!
    Como é bom ver um post desse, pois mesmo sendo uma entrevista consegui sentir que as pessoas podem ser acolhidas. Achei o trabalho de Nuno super interessante e se eu tivesse oportunidade, dinheiro e tempo, eu acho que faria o mesmo, pois como eu disse em um post lá no blog, a leitura é muito importante nos dias de hoje, e incentivá-la é ainda mais essencial. Parabéns para ele pelo ótimo trabalho e para você pra trazê-lo para que possamos conhecê-lo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Grazi, tudo bem?
    Eu amei a entrevista! Que projeto incrível do Nuno! É impossível para mim como amante de livros não ficar encantada com a iniciativa dele de levar a leitura para quem não tem acesso a uma biblioteca!
    Um trabalho realmente incrível e acredito que muito gratificante para ele!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Grazi

    Que iniciativa bacana a do Nuno! Se mais pessoas fizessem coisas como essa, se levassem a literatura para mais lugares, o mundo seria um lugar bem melhor. A literatura transforma vidas, e dá pra perceber que ele é muito feliz fazendo o que faz!
    Espero que o projeto cresça a cada dia mais e que alcance cada vez mais pessoas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito Obrigado pelas vossas palavras e sensações!
    Elas são verdadeiro combustível social e afectivo que permitem Bibliomóvel e o seu bibliotecário-ambulante continuarem a fazer caminho.
    Um pequeno esclarecimento este projecto não é meu. A Bibliomóvel faz parte da Biblioteca Municipal que é gerida pelo Municipio de Proença-a-Nova. Sou apenas o bibliotecário-ambulante,motorista e outras coisas mais...
    Em Portugal existem cerca de 70 Bibliotecas Itinerantes, semelhantes a nossa. No Brasil conheço alguns projectos magníficos, públicos e privados que têm como missão levar Biblioteca até junto das populações. Na minha colecção de fotografias tenho algumas delas, junto com outras do continente americano, podem dar uma vista de olhos aqui: https://www.facebook.com/opapalagui/media_set?set=a.10205225906665668.1073741885.1186230765&type=3

    Uma vez mais Muito Obrigado a Todos!
    Um Forte Abraço desde este lado do Grande Lago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuno, muito obrigado por complementar a entrevista e deixar claro sua participação na BiblioMóvel!

      Excluir
  16. Olá!
    Que linda iniciativa a do Nuno! Muito bacana esse projeto para disseminar a literatura, principalmente levando-a para lugares onde as pessoas não possuem esse tipo de acesso.
    Acredito que livros mudam o mundo e mais iniciativas como essa deveriam ser tomadas! Espero que mais pessoas se inspirem nele e contribuam para o incentivo da leitura!
    Parabéns ao Nuno e adorei a entrevista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!! :)

    Eu não conhecia este projeto em especifico, mas já ouvi falar de vários do género! :) E há tempos era mesmo muito comum por aqui por Portugal! :)

    Desejo que tudo corra bem e que consiga passar o amor pelos livros a quem não tem tanto acesso a bibliotecas ou livrarias! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Que bacana esse projeto!
    Adoro conhecer pessoas que amam tanto a leitura, que levam ela a qualquer canto do mundo, custe o que custar.
    O legal desse projeto é muito do fato dele levar não só os livros, mas a companhia pra aquelas pessoas que muitas vezes ficam em casa sozinha, e isso é incrível

    ResponderExcluir
  19. Amei o projeto! É um modo muito legal de incentivar a leitura e a iniciativa dele foi maravilhosa. O recado dele foi mesmo ótimo.
    Beijos!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!

    Eu não conhecia o projeto mas minha vontade é de abraçar esse homem por essa atitude linda! Acho que no dia que minha vida estiver mais certa, eu vou dedicar um tempo para esse tipo de trabalho.
    A sua matéria ficou boa! Conseguiu explicar bem do que se tratava. Curti e espero que isso se multiplique.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Que projeto maravilhoso esse dele! É muito bom levar a literatura para todos e poder compartilhar desse amo. Atitude muito legal dele e pela entrevista pude ver que é uma ótima pessoa, espero que continue conseguindo muito sucesso sempre.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Maravilha de projeto, quem não se apaixona por uma coisa desta? É a literatura indo em todo o lugar para todas as pessoas. Seria um sonho que mais coisas deste tipo acontecesse pelo Brasil afora!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi.
    Eu sempre adoro essas iniciativas, esses projetos, porque nem sempre a literatura é acessível para todos. parabéns para essa iniciativa tão maravilhosa. Espero que tenha mais projetos assim especialmente no Brasil. Haha.

    bjs :D

    ResponderExcluir
  24. Bibliotecas são sempre lugares maravilhosos, e bibliotecas itinerantes são o máximo. Não sabia que podiam fazer tanto pelas comunidades que visitam, achei o máximo ele ter tido a experiência de ensinar alguém a usar o computador e depois a usar o e-mail, o agradecimento foi singelo mais lindo, acho que se fosse comigo ia ficar tão emocionada que era capaz de chorar! Amei a postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju... obrigada pela visita!!!
      De fato, a biblioteca embora muitas pessoas desconheçam, assim como a leitura, pode transformar comunidades e pessoas... Desde que resolvi entrar pra área da Biblioteconomia, isso foi o que mais me chamou a atenção... ajudar pessoas!

      Excluir
  25. Olá!

    Caramba, estou encantada com esse projeto do autor, que coisa mais bonita de e ver. Bacana demais essa preocupação de levar a leitura aos lugares menos favorecidos. Essa, com certeza, é uma maneira muito nobre de fazer o bem.
    Amei sua entrevista com o autor que, por sinal, eu não conhecia. Pelas respostas ele pareceu uma pessoa muito simpática e acessível, e despertou em mim a vontade de conhecer o livro dele.

    Parabéns pela entrevista!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... o Nuno não é um autor... o que eu particularmente acho um desperdício... afinal, tem tantas histórias pra contar não é...
      Mas... enfim... muito obrigada pela visita!

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o Nuno e seu projeto, mas já vi alguns assim por aí e sempre achei admirável. Realmente é lindo ver pessoas levando a literatura para quem não tem acesso, é admirável. O Nuno está fazendo um trabalho muito bonito mesmo. Então parabéns pra ele e adorei a postagem.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa obrigada pela visita!
      De fato o projeto do Nuno é maravilhoso!

      Excluir
  27. Oi
    Que projeto maravilhoso.
    O Nuno encontrou uma maneira incrível de levar a leitura para as pessoas. Com certeza é preciso muita dedicação, coragem e amor aos livros. Gostaria de ver esse projeto se multiplicar pelo mundo. Lindo trabalho.
    Adorei conhecer <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  28. Que projeto maravilhoso... Acho a ideia incrível e até já pensei em tentar montar algo parecido. Já pensou que sonho seria viajar por ai levando a leitura a vários lugares - sem contar com a cultura e as várias pessoas e vivencias que um projeto desses alcança. Fiquei querendo conhecer o Nuno - acredito que conversar com ele seria mais do que interessante e enriquecedor :)
    Parabéns pela postagem!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Que projeto incrível! Não é todo mundo que tem acesso aos livros, ainda mais em cidades/povoados pequenos. Desse modo, eles tem oportunidade de ler e conhecer novos livros e revistas, ainda mais as pessoas menos favorecidas.

    Adorei conhecer esse projeto, já conhecia alguns em outros lugares do mundo e acho isso maravilhoso! Ótima postagem!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Acho muito legal esses projetos onde leva a Literatura aonde as pessoas precisam. Incentivar a leitura é sempre bom, por isso apoio totalmente quem se dispõe a fazer isso. Parabéns ao Nuno e a você por ter nos mostrado esse projeto.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário