Memórias de minhas putas tristes - Gabriel García Márquez

Olá amorecos, tudo bem?!



Após uma amiga me indicar ler algo do Gabriel Gárcia Márquez, resolvi caçar algo, e tcharam... eis que surge Memórias de Minhas Putas Tristes - Editora Record em minhas mãos. O livro recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e foi o último romance lançado por ele.
Confesso que esperava muito, mais muito mais mesmo do livro, tendo em vista que quem me indicou, vive falando do autor. Porque assim, mesmo o livro sendo muito bem escrito, não gostei muito da história, e até meio que criei uma certa crítica a respeito, talvez por não ter entendido direito?! Ou por eu estar esperando muito mesmo.




Vamos à história:

Ao completar 90 anos, um senhor, apaixonado por prostíbulos desde muito cedo, cronista em um jornal e crítico de música, nunca se achou capaz de amar, talvez pelo fato de se achar feio, resolve procurar um dos prostíbulos que frequenta atrás de uma adolescente virgem, e a dona Rosa Cobarcas consegue pra ele uma menina de 14 anos, pois é, você também deve estar com a mesma reação que eu ao ler isso (ECA).

"... sou feio, tímido e anacrônico.... Vivo numa casa colonial em San Nicolas, onde passei todos os dias da minha vida sem mulher nem fortuna...".

No entanto, no decorrer da história é possível identificar que o "velho" é um senhor em busca de si mesmo, de desvendar o motivo da vida dele ter acontecido da maneira que aconteceu e de início parece se tratar de um cara estúpido e babaca, mas que amadureceu no decorrer da história e encontrou o amor verdadeiro.


Trata-se de um livro, que sim, eu esperava mais, tendo em vista que é um ganhador de Prêmio Nobel, mas, que faz com que o leitor reflita vários assuntos como a velhice, o amor, o sexo, a prostituição, a pedofilia, e o próprio decorrer da própria vida.

"... as putas não me deram tempo pra casar... não sirvo mais.. não sirvo mais... havia tornado a passar a noite com a menina sem tocá-la... se for pra morrer de amor, não importa... o sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança... ".



Aproveito pra informá-los que está disponível a Gaboteca - uma biblioteca virtual de obras do autor (clique aqui).

26 comentários :

  1. Grazi minha linda!
    Não tenho este livro, mas já ouvi e li muita coisa a respeito, sempre são críticas positivas, mesmo que me um determinado momento o senhor queira uma menina de 14 anos, depois de Lolita seria válido. rs
    Um dia lerei, um dia.
    Beijos, Maisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie... Obrigada pela visita amore!

      Excluir
  2. Já li um dos livros de Gabriel Garcia, Cem Anos de Solidão, e amei. Esse também está na minha lista de futuras leituras, mas não vou colocar muita expectativa (haha).

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mei obrigada pela visita!
      Sinceramente não curti muito não... mas... quem sabe num próximo!

      Excluir
  3. Olá Grazi, há ouvi falar muito do Gabriel, mas ainda não li. Sinceramente não sei se iria curtir a escrita dele, pois ele colocava (pelo que ouvi) muito da visão política dele em suas obras, e não concordava muito com elas.
    Esse mesmo por ter pedofilia passo reto.
    Mas gostei da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuli obrigada pela visita!
      Pra ser sincera... depois desse livro, sendo bem sincera não sei se leria mais alguma coisa dele, no entanto, vejo muita gente elogiando-o... talvez pode ser que você tenha um outra interpretação!

      Excluir
  4. Oi, é horrivel quando criamos expectativas acerca de um livro e ele não é atingido, é bem frustrante. Já ouvi muito falar desse livro, mas não sabia do que se tratava, e confesso que não gostei da premissa, e por si só, não leria, mesmo sendo do Garcia Marquez, mas recomendo a você ler o livro Cem Anos de Solidão do autor, esse sim vale muito a pena ler.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty obrigada pela visita e pela dica. Sendo bem sincera preciso me preparar psicologicamente para ler algo do Gabriel G. Marquez...

      Excluir
  5. Olá! Também sempre ouvi falar das obras dele, e também sempre fiquei curiosa para conhecer as mesmas. Só que quando lia as sinopses, não conseguia ter vontade, não me agradava. O título é bem interessante, fiquei curiosa para conhecer, quem sabe eu leia, tá anotada a dica, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su obrigada pela visita amoreca!

      Excluir
  6. Eu gosto do autor e quero muito ler esse livro.
    Mesmo que você não tenha achado tão bom rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia obrigada pela visita!
      Apesar de ouvir falar muito bem do autor e do livro... eu não curti muito não.

      Excluir
  7. Olá,
    Eu já havia visto o livro anteriormente e até achei o titulo diferente. Achei a história interessante, porém não gostei da escolha de uma menina de 14 anos. Imagino que tenha como objetivo chocar a sociedade, mas gostei de todas as reflexões que vc disse que era possível tirar da leitura.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  8. Oi Grazi!
    Que pena que você não curtiu muito livro... Do Márquez eu só li Cem Anos de Solidão e, apesar de não ter sido uma leitura fácil, foi um dos livros mais impressionantes que já li. Um amigo já me indicou Memórias de minhas putas tristes, mas ainda não tive tempo de ler, infelizmente, mas quero muito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina já ouvi falar a respeito desse livro citado por você no entanto, depois dessa leitura pra ser sincera criei uma certa parede entre eu e Márquez.
      Obrigada pela visita amoreca!

      Excluir
  9. Ai meu Deus!!!Não sabia da história certa desse livro, apesar de já ter ouvido vários leitores falando dele, e senhooooor Jesus, como assim uma garota de 14 anos? Pedofilia? Eu teria sérios problemas para ler esse livro, como teria com tantos outros que tratam de um caso de pedofilia na história. Cara, sinceramente não tenho uma opinião formada se leria ou não, mas já fiquei com raiva e muito mexida só de ler sua resenha, mas confesso que assistindo ao vídeo fiquei meio curiosa.Já deu pra ver que minha opinião está oscilando né?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia tudo bem amoreca... obrigada pela visita!
      É exatamente assim que me senti em relação a esse livro - oscilando rsrsrs

      Excluir
  10. Grazi, o Gabriel Garcia Marquez é simplesmente fantástico e amo este livro que li há alguns anos atrás, eu nem tinha o blog ainda. Apesar eu ficar contra o fato de ele se relacionar com uma garota de 14 anos, resolvi encobrir esta informação e mergulhar no mundo do autor e da obra que traz grandes possibilidades de reflexões sobre temas importantes.
    Leia 100 anos de solidão do autor, talvez você encontre um outro Gabriel Garcia Marquez, acredite, o cara era um gênio.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania obrigada pela visita!
      Acredito que seja um gênio, mais criei uma certa trava em ler algo dele novamente, quem sabe mais pra frente!
      Beijokas!

      Excluir
  11. Oi Grazi, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, acho que já vi esse livro com outra capa. Eu já li algumas resenhas desse livro, e preciso confessar, acho que me sentiria muito mal com essa leitura. Mesmo que ele seja premiado, não é para mim. Gostei muito da sua sinceridade e da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila.. (obrigada pelo linda)... eu fiquei meio estranha ao ler... respeito o autor e tals, mais criei uma certa trava em ler algo dele novamente!
      Beijokas e obrigada pela visita amoreca!

      Excluir
  12. Olá!
    Que título estranho pra começar e ainda um velho tarado rs' não vejo razão para ser ganhador de um premio de peso. Mas..
    A premissa não me atrai, mesmo sendo um papo de descoberta de si! Enfim, não me interessou e achei muito estranho haha..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tah... de fato é um cadin estranho rsrsrs... mas, não é à toa que ele ganhou um prêmio, pelo menos eu acho né!
    Beijokas e obrigadinnn pela visita!

    ResponderExcluir
  14. Olá for, adorei sua resenha...ainda não tinha lido nenhuma da obra. Já estou anotando a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário