Se eu ficar - Gayle Forman



Amorecos lindos, hoje trago pra vocês a resenha do livro "Se eu ficar - Gayle Forman" da Editora Novo Conceito, adquiri ele numa promoção da Submarino no ano passado e estava esperando o momento certo para lê-lo, espero que gostem, afinal, eu gostei muitoooo do livro.

Trata-se de um romance meio "dramático" que logo de início me fez chorar, tem uma capa super linda e virou um dos filmes mais aguardados em 2014, que farei questão de assistir, enquanto estava fazendo a resenha, resolvi assistir  o filme, afinal, o que é bom tem que ser repetido rs - e adoro comparar o livro com o filme - e esse tirando alguns detalhes é muito parecido com o que imaginei do livro, mas confesso que achei o filme um pouco parado e alguns atores não condizem com o que imaginei dos personagens.

"... Cuidado: este livro vai te fazer chorar..." 
(San Jose Mercury News)

Meu Deussss, eu devia ter confiado nas palavra dele, afinal, assim que comecei a ler chorei sem parar, até tive que parar de ler por uns minutos pra respirar antes de continuar a leitura.

Mia, uma musicista desde a infância, toca violoncelo como ninguém desde a 3ª série, contradizendo totalmente seus pais que são fascinados por Rock. Mora com seus pais e Teddy, e tem uma vida normal, com uma melhor amiga super fofa - Kim - e um cara gato a fim dela - Adam, além de ter o sonho de entrar numa universidade renomada de música (Julliard).
Tudo parece perfeito, até que num dia de nevasca em que a cidade ficou em estado de alerta, mesmo contra a vontade ela vai a um passeio de carro com sua família e acabam sofrendo um acidente de trânsito, e a única coisa que Mia ouve é a música ao fundo, até que começa a andar desesperada, e achando que está salva, vai atrás de ver como estão seus pais e seu irmão e para sua surpresa, vê seu corpo preso nas ferragens do carro, todo machucado. (Juro quase senti o mesmo que ela nessa parte - meu coração quase não aguenta).
A partir de então ela vivencia sentimentos e situações até então desconhecidas pra ela, Que no livro é retratado de maneira muito gostosa. Ora ela está lembrando de sua vida antes do acidente, ora se vê na UTI, tendo de decidir se deve ou não ficar.

"... Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. 
Não cabe aos médicos.. Só depende de mim...".

E quando Adam descobre que ela sofreu esse acidente vai visitá-la e não mede esforços para conseguir visitá-la - pelo menos essa parte do livro é mais descontraída e engraçada.

"Hoje de manhã, saí com minha família para um passeio de carro. E agora estou aqui, mais sozinha do que nunca. Tenho dezessete anos... Não é isso que deveria ter acontecido com a minha vida...".

E nesse ínterim, tanto ela, como seus avós, Adam e Kim ficam num túnel sem fim, onde somente Mia poderá decidir ter ou não final.




Acho que você vai se perguntar o que deu errado
Não estou escolhendo 
Só estou fugindo da luta
E isso foi decidido há muito tempo".



(PQP) Que livro mais maravilhoso, e o filme não fica pra trás não, é do tipo que se eu ler dez vezes, provavelmente as dez vezes hei de chorar.
A edição do livro que comprei tem uma entrevista com os atores do filme, e adorei saber que a atriz Clhoe Grace Moretz, que interpretou a Mia, fez aula de violoncelo para melhor interpretar a personagem. Algo que também amei muitooo é o fato da autora falar bastante sobre música clássica, algo que gosto  muito, embora possa não parecer rs.
O livro é tão bom, que já peguei o sequencial "Para onde ela foi - Gayle Forman" pra ler e em breve trago resenha pra vocês.





41 comentários :

  1. Esse livro é realmente muito lindo Grazi, chorei bastante quando li, mas confesso que o filme me chamou mais a atenção (o que acontece raramente). Linda resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kah.. feliz por seu comentário minha linda!!!
      Como já falei.. eu ainda preferi o livro rs!

      Excluir
  2. Esse livro é uma graça! Lembro que quando li gostei bastante. É um livro em que apesar de apresentar uma temática pesada, com morte de parentes e a necessidade de escolher entre a vida e a morte, mostra tudo de uma forma relativamente romantizada.
    Agora, prepara para o livro 02. Diferente da maioria dos livros de continuação, achei o 02 melhor que o 01!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari... de fato.. uma das coisas que mais me fez chorar foi a questão da perda da família, porque isso só quem sentiu a perda de alguém que ama sabe como é... quanto ao segundo livro, já ouvi falarem que é melhor ainda que o primeiro... e já estou lendo rs!

      Excluir
  3. Olá,
    Eu li esse livro e chorei demais... somos manteigas derretidas!!
    Concordo com você, a parte que Adam tenta entrar no hospital é muito divertida.
    E aquele final??? affff meu coração ficou na boa. Pretendo fazer a resenha desse livro lá no meu blog, falta coragem rsrs
    Não sabia que tinha filme, vou procurar.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daya realmente é um livro bem emotivo, ainda mais para as manteigas derretidas de plantão. rsrs.

      Excluir
  4. Eu adorei este livro. Foi uma leitura que me emocionou e me fez pensar, amar, acreditar e sofrer. Lembro que na sequencia, fui assistir o filme e achei a adaptação bem boa também. Gayle Forman escreve com o coração e faz a gente colocar o coração na escrita igual ela. Adorei!!! Agora me escute, a sequencia é ainda melhor, se joga!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi... já estou lendo a sequência e amando rsrsr.. espero que seja menos triste que o primeiro, porque não há coração que aguente rsrsr!

      Excluir
  5. Oi!
    Já ouvi falar muito sobre esse livro e o filme que foi adaptado... Eu tenho o livro a um tempo na estante e ainda não li, pretendo fazer isso esse ano...
    Adorei seu blog, é uma fofura.. :)

    Beijos

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, recomendo a leitura.
      Que bom gostou do meu blog... acho que retrata um pouco de minha personalidade, com o que espero dos leitores que o lêem rs!
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Oi Gra,
    Assim como você aproveitei essas promos doidas do submarino para comprar meu exemplar :) Porém estou meio desanimada pra ler. Eu vi o filme primeiro e achei bem parado como tu disse. Fico pensando se o livro será igual. Mas pelo visto não. Achei o romance fraquinho e isso também não me instigou na leitura. Mas agora que tu falou com tanto carinho, talvez o filme não seja pra mim, mas definitivamente eu preciso ler pra chorar esse tanto todo que tu falou ❤

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat, realmente o filme é bem parado... e quase parei de assistir, mais o livro não o é, vale a pena pra chorar um tiquinho rsrsrs!

      Excluir
  7. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade de ler!
    Adorei a sua resenha, mostrou bastante do livro sem contar spoilers. Os quotes também me interessaram, e cada vez mais quero ler essa obra. Não vi o filme ainda pra não estragar a surpresa haha
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só assisti e chorei rios. Quero nem ver no livro.
    AMO MÚSICA CLÁSSICA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas é um livro maravilhosooo!!
      E também amooo música clássica!

      Excluir
  9. Ao contrário de você não achei o livro tão maravilhoso assim. Foi meu primeiro contato com a Gayle e foi tão decepcionante que ainda não tive coragem de ler outro livro dela.
    Achei a narrativa arrastada e não consegui criar um conexão com a protagonista, não encontrei a emoção. O mesmo não aconteceu com Adam e Kim, personagens que amei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty leitura é assim mesmo rs.
      Quanto ao personagem que mais gostei, foi Teddy.. queria saber mais a respeito dele!

      Excluir
  10. Oiii
    então... eu não gostei desse livro, não. Eu sei, devo ser a única pessoa, mas.... não funcionou pra mim.
    Achei a história muito "mais do mesmo", sabe? Já li livros com o mesmo plot e, sinceramente, achei esses outros livros bem melhores. Achei a Mia um saco, também. A única coisa boa foi que o livro é recheado de música clássica, que eu amo!
    Mas que bom que vc gostou do livro :D
    beijos
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Istefani, eu gostei demais.. mas concordo que tenham livros melhores com essa mesma temática.

      Excluir
  11. Não li o livro só vi o filme e chorei, chorei e chorei. Que coisa mais linda toda aquela história cheia de romantismo e de carinho e cuidado. Poxa, ela fica tão sozinha e mesmo assim ele está lá cuidando dela. Cara, só de pensar me dá vontade de chorar. Mas a continuação me deixou meio chateada, sabe?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice comecei a ler a continuação e sinceramente, to meio chocada também, pelo simples fato de os personagens nem parecerem os mesmos... mas, vamos ver o que nos reserva a autora nas próximas páginas.

      Excluir
  12. Olá... tudo bem???
    Eu assistir o filme e gostei muito... chorei horrores... no fim a vontade de ler o livro passou completamente rs... nada contra é claro, porque sempre leio resenhas que o elogiam, mas pra mim não rola... mas confesso que o filme mexeu demais comigo, bem mais do que eu esperava... Xero!!!!

    http://www.minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu quase chorei quando assisti o trailer ano passado? Achei a história muito emocionante. Ainda não tive oportunidade de ler a obra, ou assistir o filme, mas quero fazer isso em breve. Também adoro comparar livro x filme, e que bom saber que essa adaptação ficou bom na medida do possível.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chorou no filme, no livro então vai inundar o mundo hahaha... é perfeito!

      Excluir
  15. Oi!!
    Acredita que nunca tive vontade de ler esse livro?? Pois é..passei um tempo com esse livro aqui e nunca me interessei em ler até que me desfiz dele... Não sei mas não consegui me apegar a premissa dele e também não vi o filme ainda..pretendo ver logo principalmente pq adoro essa atriz :)e confesso que amei a capa desse livro!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/02/resenha-caixa-de-passaros-josh-malerman.html
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, já eu desde que vi a capa fiquei "loucaaaa" pra ler rsrsrs...
      A capa do livro de fato é lindaaa!!!

      Excluir
  16. Olá

    Esse livro foi bem falando ano passado,o filme também,a premissa me chama atenção, acho legal,mas não sinto muita vontade de ler,mesmo querendo conhecer a escrita da autora, acho que vou ler outro livro dela,pra depois ver se leio esse.


    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Ai Grazi!!! menina eu ainda não li esse livro e tinha muita vontade de assistir ao filme, mas prefiro sempre ler o livro primeiro. Só que um belo dia eu estava quietinha no sofá, passando os canais e de repente estava passando na super estreia do Telecine, aí eu não resisti e vi, nossa, como eu chorei. O filme é esplêndido e tenhoo certeza que o livro é ainda melhor. Pela sua resenha dá pra perceber isso, espero não demorar muito para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se chorou no filme, provavelmente vai chorar com o livro, só acho rsrs - depois me conta!

      Excluir
  18. Oi, flor.
    Hmmmm, acho que não posso dar minha opinião, pois não li o livro. Só posso dizer que sempre o cobicei e até o tenho por aqui, mas caí na tentação de assistir ao filme antes de ler… O resultado? Achei o filme chato, parado e muito adolescente. Fiquei completamente sem vontade de ler o livro. Gostei de ver sua opinião positiva, mas acho que desenvolvi um preconceito literário. Não acho que lerei Se Eu Ficar tão cedo, apesar dos seus elogios, flor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato o filme é meio parado e chatinho mesmo, mas o livro vale a pena!

      Excluir
  19. Amiga eu fiquei apaixonada pela escrita da Gayle por causa dos dois livros dessa série. Sinceramente são maravilhosos e tocantes. Você vai amar o segundo. Acho que foi até melhor que esse sabia? Espero que tu aproveite bastante, porque para te falar a verdade já estou ansiosa para ver o filme do segundo livro, porque já estou cansada de ver o primeiro e ver a Mia acordar daquele jeito. Tá até parecendo o filme Amanhecer quando a Bella acorda e acaba. E eu fico naquela coisa de saber o que vai acontecer sabe? Mas eu gostei muito da maneira como abordou sua resenha. Espero que curta os outros livros dela também. Apenas um dia e Apenas um ano =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/3-anos-de-muito-amor-e-dedicacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pra ser muitoo, mais muitooo sincera, estou meio incomodada com esse segundo, pelo fato de ser muitoo parado, espero me surpreender pelo menos com a história!

      Excluir
  20. Olá! Já tive a chance de ler "Se Eu Ficar" e "Para onde ela foi" e são maravilhosos mesmo. Conheci os livros através do filme e chorei muito com o filme e os dois livros. Apesar de ter lido a entrevista com os autores não lembrava que ela tinha aprendido a tocar o instrumento para interpretar no filme. Gosto muito de música clássica também.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara obrigada pela visita!
      De fato é uma história muito emocionante.
      Estou lendo o segundo livro, mais meio travada devido a história ser um pouco parada.

      Excluir
  21. Olá, eu também chorei demais quando comecei a ler esse livro, ele é lindo e emocionante, sempre que posso estou indicando, e sim o filme não fica para trás, se duvidar é melhor ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Preciso admitir, minha relação com a Gayle NÃO é muito boa justamente por causa da Mia. Eu lia tantas resenhas desse livro, todo mundo falando bem e tal, aí saiu a noticia do filme, corre também no submarino e comprei os dois volumes, loucamente comecei a ler e veio a decepção. QUE PERSONAGEM MAIS CHATA E EGOÍSTA. Eu achava ela tão chata que desisti do livro, mas pretendo dar uma chance, pois quero ver o filme.
    Adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a achou tão chata e egoísta??
      Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  23. Oieee
    Tudo bom?
    Eu não li o livro, mas vi o filme e me encantei, pois só dependia dela voltar para uma vida onde as pessoas que mais amavam não estavam mais ao seu lado.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Parabéns pela sua resenha. Eu estou namorando esse livro a bastante tempo e nunca tive oportunidade de ler. Assistir o filme e assim como você chorei livros. Acho que história linda e fico louca para ler o livro, ainda mais pela sua resenha, já que você disse que se sentiu a Mia se vendo nos escombros. Imagino a cena e a sensação.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário