Fortaleza Digital – Dan Brown


Olá galerinha do Faces, tudo bem com vocês?

Hoje vou resenhar o primeiro livro de um autor que gosto muito. Além da escrita inteligente e da diversidade no assunto com relação aos livros publicados, Dan Brown consegue ser polêmico, divertido, imprevisível e dramático, fazendo o leitor ansiar por cada capítulo com o objetivo de desvendar o mistério junto ao personagem.


Fortaleza Digital (título original: Digital Fortress) foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A princípio não foi um best-seller (o autor estourou após a publicação de O código Da Vinci), porém, ficou na lista dos mais vendidos em 2004. Foi publicado no Brasil pela editora Arqueiro em 2008 e traduzido por Carlos Irineu da Costa.

Sou um pouco suspeita para falar desse livro devido ao tema central ser a tecnologia da informação, me identifiquei com muitos dos termos utilizados ao longo da história, pois vários deles ouvi durante o meu curso na faculdade. E sim. Eu cheguei até ele pelo mesmo motivo: a tecnologia. Hehe A capa me chamou muito a atenção pelos números binários enão me julguem, por isso me apaixonei por ele antes mesmo da fama, como costumo dizer. Rsrs
o olhar penetrante em destaque, e após a leitura da sinopse, fiquei ainda mais curiosa para ler. Nessa época eu ainda não conhecia o Dan Brown, muito menos sabia que ele era tão famoso

O livro contém 320 páginas e é uma leitura tão instigante, que li em menos de uma semana. A trama se passa em torno do universo secreto da NSA (agência nacional americana) de extrema importância e a mais poderosa organização de inteligência mundial. Tudo corre conforme o planejado, até que um ex-agente da própria NSA se revolta contra os Estados Unidos e envia um algoritmo criptografado com um código novo que nem o supercomputador TRANSLTR (até então invencível da NSA) consegue descodificar. Esse algoritmo foi nomeado Fortaleza Digital por seu desenvolvedor Tankado, e foi programado com o intuito de invadir e danificar esse computador de grande potência que consegue descodificar mensagens terroristas e evitar tragédias de nível mundial.
Diante do problema que pode comprometer a segurança de nações, a agência entra em contato com a criptógrafa Susan Fletcher, que conta com a ajuda de seu noivo David Becker para encontrar Tankado e evitar o fim do supercomputador.

A cada página uma surpresa, a cada surpresa um mistério, a cada mistério uma descoberta. Com muitas reviravoltas e o suspense a flor da pele, é impossível dormir sem ficar pensando em uma solução para o atual problema dos personagens. Senti como se estivesse na NSA lutando para salvar no anonimato um lugar tão importante para o equilíbrio entre o bem e o mal dei uma exagerada, mas é mais ou menos isso hehe. Vale muito a pena, o livro é realmente muito bom, e em minha opinião não deixou a desejar em nenhum momento, li do início ao fim com o mesmo interesse e me surpreendi bastante com o final sem spoiler Camila, controle-se

Espero que tenham gostado da resenha, quem ainda não leu: leia que tenho certeza que irá gostar. Para quem já leu, deixe nos comentários o que achou.

Beijinhos        

6 comentários :

  1. Muito bom, como tantos outros dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lilian, ele escreve muito bem! =D

      Excluir
  2. Oh lindeza... mais uma vez obrigada pela participação aqui no Faces!
    Já li vários livros do DB e amooo a maneira que ele escreve, inclusive esse é o meu predileto e me faz lembrar um filme que adoro (Matrix).

    Beijokas!

    P.S. Esperando a resenha de música!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Também amo participar do blog, só fico triste pela falta de tempo, gostaria de poder participar bem mais.

      Prometo que uma hora a resenha de música sai. rsrs

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Camila ^^

    Adorei sua resenha, ela fluiu tão bem, que me fez querer ainda mais ler os livros dele, na verdade eu sempre quis, mas nunca consegui achar os 5 livros disponíveis na edição que eu quero, eu não gosto de comprar apenas um, quero comprar todos juntos.

    Continue escrevendo muitas e muitas resenhas ^^
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,

      Obrigada por comentar! Fico feliz que tenha ficado com vontade de ler, assim que comprar leia, pois tenho certeza que não irá se arrepender.

      Pode deixar que continuarei escrevendo sempre!
      Bjus

      Excluir

Deixe seu comentário