Vítimas do Silêncio - Janethe Fontes

Olá meus amores, então, hoje trago a resenha do livro Vítimas do Silêncio, da nova parceira do blog, Janethe Fontes

Confesso que assim que peguei o livro em mãos fiquei super preocupada em não conseguir cumprir o prazo de leitura estipulado por ela (por que blogueiro tem prazo rsrsrs), pelo fato de se tratar de um livro com letras menores às que estou acostumada a ler, mas pelo contrário, a história é tão boa que as letras sinceramente se tornaram o de menos, afinal, não consegui parar de ler até a última linha, e ainda fiquei fuçando pra ver se achava mais histórias. Inclusive, deixo aqui um recado para a autora: POR FAVOR FAÇA A CONTINUAÇÃO DESSE LIVRO URGENTEEEEE!!! (Gente enquanto escrevia a resenha a autora enfia “literalmente” uma faca em meu peito dizendo que não haverá segundo volume por questões de dificuldade para a publicação – EDITORAS DE PLANTÃO PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM AJUDA AI!!!)

“Violentada Sexualmente, ela preferiu manter o silêncio.
Porém, agora, terá que encontrar um criminoso para que ele não faça outras vítimas...”.

Quando li essa introdução na capa, pensei se tratar de mais um clichê daqueles livros sobre abuso sexual, mas me enganei totalmente, e confesso ter ficado feliz, porque como diz uma amiga que sempre falo dos livros que estou lendo, faz tempo que não lia um livro tão bom. A autora se preocupou em trazer não só uma história envolvente e cheia de reflexões a respeito do abuso sexual, violência à mulher, mas também a superação do amor, da morte e do abandono.

“...Esse é apenas um “grito de alerta” para quebrar o “silêncio” que paira sobre mulheres no mundo todo, que por medo ou vergonha são “vítimas do próprio silêncio”.

Margarida é vítima de estupro pelo padrasto Carlos, e com medo do que sua mãe irá achar, resolve reconstruir sua vida longe deles, com a promessa de que um dia teria dinheiro suficiente para buscar sua mãe (Magnólia) e sua irmã (Suze) que deixou pra trás. Só que o que ela não imaginava é que a vida daria voltas e voltas e ela se apaixonaria por seu primo Marcos, que a todo o momento questionava ela a respeito de ter saído de casa e ir morar com os tios.

“- Porque viestes para cá? Às vezes, tenho a impressão que aconteceu algum problema muito sério e que tu nos escondes”.

Com o tempo o romance dos dois (que era “proibido” já que além de, Marcos estar para se casar e eles serem primos, havia algo que aconteceu entre sua tia e sua mãe que Margarida não sabia) foi aflorando ao ponto de se entregarem totalmente um ao outro, mesmo que escondido. Só que o que Margarida não imaginava é que Marcos teria de partir e novamente ela se viu sozinha e “abandonada”, só que dessa vez, com um filho na barriga, então foi vencida pelo medo e voltou pra casa com a esperança de que seu padrasto e pai de sua irmã (Carlos) não estivesse mais por lá, mas ledo engano, afinal sua mãe resolvera dar mais uma chance a ele, afinal ela não sabia do ocorrido.
Decepcionada ela resolve ir novamente embora e de vez, no entanto como estava tarde acaba tendo de esperar pelo dia seguinte.

“Já era madrugada quando ela finalmente conseguiu adormecer. No entanto, afinal mal fechou os olhos e sentiu uma mão pesada sobre sua boca... – Olhe aqui, jamais ouse contar a sua mãe o que aconteceu aquela noite... eu estava com saudades - ... apalpando um dos seios dela com a mão livre...”.

Tendo quase sofrido abuso novamente ela mesmo imersa a pensamentos a respeito do que seria de sua mãe e de sua irmã mais nova, ela então vai embora com uma quantia irrisória de dinheiro, quando seu dinheiro começa a acabar ela começa a preocupar-se afinal cada dia mais seu corpo ia mudando por conta da gravidez e isso a impossibilitaria de arrumar um emprego futuramente quando a barriga estivesse grande, então sua vida começa a mudar, ela vê uma placa para a vaga de babá e preenche-a e acaba descobrindo que a vaga era para ser cuidadora/acompanhante de William – paraplégico após um acidente – filho de uma família renomada de advogados. E para sua sorte, tal família começa a lhe ajudar e ela consegue começar a estudar Direito com o objetivo de justiça para com seu padrasto, começar a fazer o enxoval do seu bebê (Fred) que foi totalmente aceito pela família de William e essa ajuda era recíproca, afinal William volta a fazer fisioterapia por tanta insistência de Margarida.
Após o nascimento do bebê, a vida começa a ficar ainda mais corrida pra ela tendo em vista que passou na faculdade e começou a estudar direito, então é convidada a morar com a família de William, já que a casa é grande e tem dois quartos extras. Envolta de tanta felicidade, parece que a vida quer realmente testá-la afinal após receber a notícia de que sua mãe estava muito doente, resolve visita-la e para sua infelicidade dona Magnólia não aguenta a doença e morre, e para sua infelicidade sua irmã teima em ficar com Carlos, já que prometeu para a mãe que não o abandonaria. Mesmo contra, volta pra casa sem a irmã, e ai começa outra luta afinal Carlos não se contentou em abusar somente dela, que era enteada.
A partir de então ela se joga de vez na faculdade, afim de chegar o momento em que verá seu padrasto atrás das grades, arruma um estágio no escritório do pai de William, junto com ele que volta a trabalhar e sua vida volta a se reestruturar, mas não por muito tempo, afinal o criminoso pode estar mais perto do que ela imagina e fazendo muito mais do que ela imagina.

Juro que por diversas vezes pensei em ir até o fim do livro nessa resenha, nas estragaria o final espetacular, que a meu ver a autora não exitou em esbanjar bom gosto e perfeição, então sugiro que o leiam.

É um livro muito, mas muito bom, de fácil leitura, mas, não recomendado para menores de idade, afinal, contém cenas um pouco forte. Trata de um assunto que infelizmente ainda perdura na sociedade que é a questão da violência contra a mulher, e por ironia do destino ou não, afinal acabei de descobrir, ao receber um panfleto na rua, aproveito para lembrá-los que hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, por isso se você sofre, ou ver alguém passando por isso não seja mais uma das Vítimas do Silêncio, denuncie, ligue para 180.

40 comentários :

  1. Oi flor! Adorei seu blog e.Que livro lindo deve ser este,bem meu estilo preferido de leitura.. A gora terei de ir a cata desta belezinha para ler..
    Bjin e até mais...

    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise, de fato vale a pena, é um livro maravilhoso... conforme mencionei na resenha o final é deslumbrante, vale a pena a aquisição!!!
      Beijos e muito obrigada pela visita!!!

      Excluir
    2. Só para mencionar, ja comprei meu livro, agora é me jogar na leitura... Obrigada pela dica Grazi
      Bjin

      Excluir
    3. Deise conforme já havia falado, fico muito feliz que minha resenha tenha sido a inspiração para sua compra ^.^
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Olha primeiramente quero te agradecer pelo carinho que tu me deu lá no grupo
    e também dizer que adorei o seu cantinho também acredita? Sério, eu achei a coisa mais fofa desse mundo =] Parabéns!!!!

    E outra coisa, eu estava lendo a sua resenha e percebi que tu desenvolve muito bem a resenha. Eu gostei da maneira que você falou da trama e desenvolveu seu ponto de vista sobre o livro. Mas eu acho que não faz muito meu gênero. Esse é o único problema sabe? Mas mesmo assim gostei. PARABÉNS e sucesso com o seu cantinho linda.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/reflexao-parte-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha fico lisongeada pelo carinho e estima, espero que visite meu cantinho mais vezes.
      Beijokas!

      Excluir
  3. UOOOOOU. Que livro é esse, que maravilha é essa! EU JURO, nunca ouvi falar desse livro, nem da autora...mas quero muito ler! Caramba, que descoberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, realmente é um livro e tanto, feliz que tenha gostado de minha resenha, esse é o objetivo do blogueiro - levar o livro até outros leitores!

      Excluir
  4. Oi Grazi,
    Já falei que seu blog é lindo, então não vou me estender nisso ( MAS É LINDO DEMAIS MESMOOOO ❤ )
    Eu sinceramente gosto muito de livros com esses dramas mais pesados, pois representam histórias reais que muitas vezes nem ouvimos falar.
    Porém algo nessa trama toda não me agradou.
    Todos esse tempo, indas e vindas, vários personagens envolvidos e parece que além do estupro tem outros dramas como ficar grávida e ser abandonada, ter que voltar para casa e um novo estupro.
    Mas a mensagem da autora, sobre precisarmos abrir a boca e denunciar essas histórias é muito válida.
    É uma pena que esse tipo de história não agrade à todos e por esse motivos as editoras não invistam.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat de fato concordo com o fato de que a falta de investimentos pelas editoras em relação a esse tipo de literaturo é muito triste, inclusive acho que isso se estende à literatura brasileira num geral.
      Obrigada pelos elogios.

      Excluir
  5. Oi linda tudo bem?
    Caramba que blog mais lindo! AMEI, olha eu gostei da resenha e dos pontos de vista e principalmente do jeito que tu escreveu que me encantou porque eu li com muita facilidade, esse livro não faz muito meu tipo mas mesmo assim eu gostei demais <3
    Beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-extraordinario-rj-palacio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ka.
      Espero que continue acompanhando o blog!

      Excluir
  6. Primeiro... a autora cogitou publicar via catarse? Eu sei que deve ser bem difícil fazer tudo sozinha, mas quem sabe é uma opção? Ou então postar no Wattpad e depois tentar publicar pela Amazon.
    Sobre o livro, me interessou demais! Tenho me interessado muito por esse assunto. Já está na lista! Só não entendi se o final fica em aberto, sem concluir mesmo, ou se você só queria uma continuação, mas o final é satisfatório.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro aqui em casa faz tempo, mas devido a enorme fila de livros para ler ele acabou ficando na fila esperando, fiquei curiosa com esse final que você está ressaltando. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei, tudo bem?
    Pela capa e premissa eu não dava nada ao livro, mas a sua resenha mostrou que a história é incrível e cheia de reviravoltas. Agora estou bem ansiosa pela leitura e poder descobrir o final da personagem.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiii.. estou amando cada um dos comentários que tenho recebido, vejo que meu "esforço" não é em vão, afinal, assim como um autor quer seu livro lido, um blogueiro não é diferente.
      Bjkas!

      Excluir
  9. Olá!

    Que premissa forte! Eu até leria, mas as partes que você disse que são muito pesadas eu confesso que pularia, não suporto ler algumas cenas violentas. Mas o livro vale a pena sim, pode funcionar como arma para que mulheres se encorajem e denunciem!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila de fato são cenas fortes, que eu tbm tive vontade de pular, mas não o fiz, pra entender melhor os dramas existentes.

      Excluir
  10. Grazi, que resenha maravilhosa!
    Fiquei morta de curiosa para saber o que aconteceu com Margarida e como ficou a vida dela.
    E pelo que você disse concordo que haja uma continuação porque a história parece ser ótima, afinal o tema abordado é de grande importância.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bom?

    Que layout maravilhoso, viu? Adorei! Não conhecia o livro, nem a autora, mas me vi muito curioso após ler sua resenha. Uma pena que não será publicado o segundo volume, a literatura nacional é cada vez mais menosprezada, infelizmente. Essa é uma temática bem complicada e que precisa ser mais abordada! Adorei sua resenha e a construção dos seus fatos.

    Beijos,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Menina você ia narrando e eu ia imaginando a estória toda! Fiquei curiosa com essa estória, mesmo lendo raramente essas estórias mais fortes, elas quase sempre me surpreendem. Uma pena que a autora não está tendo apoio para a publicação do próximo exemplar, tomara que ela consiga reverter isso.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andy, a cada comentário meu coração se enche de alegria, e de fato torço para a publicação do segundo exemplar, com toda a certeza.

      Excluir
  13. Pelo que você escreveu parece ser um livro intenso, já no começo o livro mostra para o que veio, gosto de livros assim, isso me agrada, não por acaso tenho muitos livros de terror, então com certeza esse será um leitura minha no futuro.
    https://www.youtube.com/channel/UCzcZ246xXBTcn3f4UyOtcEg
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Ótima resenha! Eu confesso que acnek esse livro com uma temática bem pesada e se não trabalhado de forma correta, perde a essência.ainda bem que a autora teve cuidado.
    Acho muito otimo ter esses gemas nas obras pq encoraja as pessoas a denunciar esse tipo de violência. Fiquei curiosa e espero que ela consiga uma editora ou lance em ebook pelo kdp da Amazon :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Grazi...
    Sua resenha está muito boa e a capa do livro realmente chama a atenção porem pude perceber que esse livro realmente não é pra mim :/
    A abordagem do tema é importante, mas pra mim não funciona.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. O livro tem uma premissa bem interessante e parece ser baseado em vários casos reais do mundo afora. Achei que tem um pouquinho de coisas demais acontecendo com a protagonista, mas deve ser o seu ritmo de narração da resenha. Resenha, aliás, muito bem feita! Conheci a Janethe na Bienal, ela é simpática e escreve muito bem.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  17. Oieee, tudo bom???Gente, que livro pesado!!!! De ser muito bom!! Sempre tem pessoas boas como a família do Willian que aparecem pra ajudar pessoas que precisam ne? Como assim n tem continuação? Era uma série?? :O n sabia! Ficou gancho pra um próximo livro?? Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    O livro traz um tema bem forte. Li um sobre esse tema recentemente. Mas menina, preciso ler este livro para saber qual o final desse Carlos. Bjus

    ResponderExcluir
  19. Eu vi o livro em outro blog sendo sorteado e me interessei por ele.
    Achei a capa bem tensa, a cara de medo, algo assim.
    Que bom que as letras pequenas nao te incomodou e a historia ainda te fez ficar ansiosa pelo proximo, hehe.
    Animei de ler Vítimas do Silêncio e dsejo mto suesso a Janethe Fontes.
    Beijo.

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Grazi!
    Não conhecia esse livro mas gostei muito do enredo. Acho importante que a violência contra a mulher seja escancarada em todos os meio de comunicação para que as mulheres entendam que elas nunca são as culpadas e que devem sim denunciar. Outro ponto que gostei no enredo foi o exemplo de força e superação de Margarida, é muito bom encontrar personagens assim.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  21. Oieee
    Não conhecia o livro, mas adoro esses temas abordados e gente, publiquem o segundo livro. Não posso ler esse e depois ficar sofrendo porque não tem mais nada!! MEO DEOS!
    Espero poder ler esse livro em breve e descobrir a escrita da autora e essa leitura fácil, mas cheia de cenas fortes!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  22. Oi Grazi!
    Parece ser um livro bem tenso com um assunto que infelizmente ainda acontece na sociedade. Não o conhecia. É muito triste uma pessoas fazer isso com a outra, fico pensando o que leva, o que ela ganha com isso. isso é doentio. Bom, eu não gosto muito de ler livros assim, fico com um mal estar e muito revoltada com a situação. Queria muito que as coisas aqui no Brasil fossem mais rígidas quanto a isso mas infelizmente não é. Que pena que o livro não terá uma continuação. Imagino a sua angustia em querer mais. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tah obrigada pela visita, de fato é triste ver que no Brasil a impunidade pra isso e muitas outras coisas é gritante, enquanto outras coisas muito menores que isso levam uma proporção enorme.

      Excluir
  23. Nossa de fato eu preciso desse livro kk..realmente quandoa fonte muda de uma editora pra outra e a gente tem de se adaptar é meio complicado mesmo.
    Um tema tão importante tem q ser realmente abordado e mto bem abordado. Apenas lamento por ele (livro) não ter uma continuação :(

    ResponderExcluir
  24. Ameiiii esse livro. Tirou meu fôlego do início ao fim, um livro apesar de um tema forte, conseguiu me envolver com a facilidade da leitura. Deixo aqui meus parabéns a autora e torcer para que pessoas assim não fiquem no anonimato. Merecemos autores nacionais com a Janethe Fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha elaaaaa... que delícia ver alguém que amamos visitando o nosso blog ^.^
      Mana, obrigada pela visita, de fato é um livro maravilhoso, e a Janethe é uma arraso mesmo.

      Excluir
  25. Eu já tinha lido alguns dos comentários, mas li tudo novamente! (rsrs)

    Aproveito para agradecer mais uma vez, Grazi, pela bela resenha!! 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janethe muito obrigada você pela parceria ^.^

      Excluir

Deixe seu comentário