[Por Trás da Poltrona] - O Grande Truque - Por: Lucas Ferrarezi

Quem não gosta de truques de mágica, bom pelo menos eu adoro truques, ilusionismos e tudo que possa desafiar a realidade e o meu raciocino, pois tudo o que procuramos é uma solução lógica pra tudo, mas quando você não consegue deduzir algo ou adivinhar como aquele truque foi feito, isso começa a te intrigar e deixar uma duvida “Como isso é possível?”, “Como ele fez isso?” “Isso é real?”. Essa e entre muitas outras perguntas a gente se faz quando vemos algum truque surpreendente. Se você também se sente assim vai adorar o filme: O Grande Truque!



O Grande Truque não é um filme atual, foi lançado em novembro de 2006 (Há quase 10 anos) conta com nada mais que Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine e Scarlett Johansson, grandes atores renomados no cinema. Filme foi brilhantemente dirigido por Christopher Nolan, que também dirigi grandes filmes atuais como “Interestelar”, “Transcendence”, “Homem de Aço” e a trilogia do “Batman”, entre muitos outros filmes de sucesso.
O filme é ambientado em Londres no século XIX, uma época com pouco entretenimento e diversão para as pessoas, sendo o ilusionismo/mágica uma forma de entreter e diverti o publico. A mágica existe desde os tempos dos faraós, mas foi ganhando força e publico com o tempo, não demorou muito para que na Europa ela fosse disseminada.


Ao decorrer do filme percebemos que ele não é apresentando de forma cronológica, apresentado “flashbacks” do presente com o passado, deixando o espectador tirar suas próprias conclusões e simular o que realmente está acontecendo com os personagens, fazendo com que você se instigue a descobrir o real mistério por trás dos truques.



Mais tarde somos apresentados a dois mágicos iniciantes, Robert e o Alfred, eles ajudam um Mágico famoso a realizar os truques todas as noites, se passando pelo publico que veio assistir a apresentação, ambos sobem ao palco para ajudar o Mágico com seu truque, mas tudo não passa de armação. Após diversas apresentações, algo dá errado no numero de mágica e a assistente, a qual entra no tanque d’água em todas as apresentações não consegue escapar do nó feito por Alfred e acaba morrendo deixando Robert o seu amado assistindo a sua morte.



Após incidente, Robert e Alfred saem em carreira solo para tentar realizar seus próprios truques, e ambos estão competido pelo mesmo publico. Não demorando muito pra ambos se tornarem rivais e tentarem roubar os truques de mágica um do outro, fazendo com que a disputa entre os dois cada vez mais destrutivas e agressiva, pois não parece que eles tem escrúpulos, fazendo praticamente tudo pra prejudicar seu “adversário”.


Com uma trama incrível repleta de mistério, truques de ilusionismo, contando também com experimentos científicos, o que faz a historia misturar a mágica com a ciência. O filme faz com que você só aumenta suas duvidas, deixando você com inúmeras dividas sobre o que é real ou não.  Seguindo até o final com a incógnita do que realmente está por trás de tudo, e qual é o segredo do “grande truque”? 

O Grande Truque foi bastante aclamando pela critica, recebendo duas indicações a o Oscar nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Então se você não conhecia e ainda não assistiu eu recomendo muito esse filme, assiste e deixa o seu comentário aqui; mas se você já assistiu deixa do comentário sobre o que mais gostou no filme. Até a próxima resenha...


Lucas F.

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário