Entrevista - Renato Klisman 21 anos - (Capista)

Oi amorecos, todos bem?!

Hoje trago uma entrevista pra lá de inusitada, com Renato Klisman (21 anos) e capista de diversos livros da literatura nacional, alguns deles já resenhados aqui no Faces.
Antes de se tornar capista já era amante da leitura, por conta da "fuga" da realidade que ela lhe permite, além dos ensinamentos a respeito da vida, das pessoas e etc.
Teve seu primeiro contato com os livros na pré-escola, eram aqueles livros que podem ser levados à banheira/chuveiro.

"Minha mãe sempre me incentivou à ler, sempre me dava "exerciciozinhos" com alfabeto, palavras pra completar...".

Além da possibilidade de adquirir conhecimento, ele menciona que através da leitura ainda é possível adquirir cultura.
Sua leitura atual é A Garota na Tela de Aranha - David Lagercrantz (Último livro da série Millenium), Starcraft - Ponto Crítico e a HQ em inglês Coraline. 


"Sim ei tenho mania de ler mais de um livro ao mesmo tempo hahaha..".

Tem vários livros favoritos, mais menciona gostar muito de Exorcismos, amores e uma dose se blues, do autor nacional Eric Novello.


"... É um livro que eu tenho um amor muito grande, não apenas por que o autor é um amigo que considero muito, mas também por ter uma narrativa incrível, contagiante, personagens cativantes e várias ligações com Alice no País das Maravilhas, que é um outro livro que amo mais que tudo nessa vida.".

Quanto a poder ser um personagem, Renato gostaria de ser uma mistura de Dante (que ama) e Aristóteles (por ter um amigo com esse nome), afinal "... ambos descobrem o segredos do universo e vivem uma aventura incrível... ambos tem personalidades e conflitos opostos, mas conflitos que me identifiquei demais... é como se parte de minha vida estivesse dentro daquela história...".





SUAS CAPAS

Jamais imaginou que seria capista, até começar a fazer capas para as amigas "em apuros", o que fez com que a coisa fosse se desenvolvendo aos poucos. A partir de um blog literário que ele tinha, começou a ter contato com muitos autores independentes, e com o tempo a coisa foi dando frutos e crescendo.
Atualmente trabalha como designer, no entanto seu maior "problema" é quando lhe pedem um orçamento e ele tem de concorrer com os profissionais que fazem serviços de baixa qualidade cobrando mais barato.

"É um mercado que tem de tudo para se expandir, mas antes precisa que muita gente tome algumas doses de semancol a fim de fazer serviços de melhor qualidade, desse modo evitando denegrir a imagem de pessoas que estejam de fato querendo isso para suas vidas...".

Ele menciona que quando um cliente o contrata procura dor o melhor de si e fazer algo que se torne atrativo para o público alvo e realmente deixe os leitores curiosos sobre o conteúdo das páginas dos livros.

Quando questionado a respeito de sua capa predileta Renato não conseguiu escolher uma ou outra, mas mencionou algumas de suas favoritas:

No entanto, como tudo na vida pode melhorar, Renato menciona que algumas capas poderiam ser melhores, e essas capas ele pode fazer novas para as novas edições e que passaram a ser suas preferidas também, que são:

- Delenda (Amanda Reznor);
- Sempre foi você (Ana Lemos).

Agora falando das capas que eu (Grazielli) mais amei que foram feitas pelo Renato (rsrs), muito embora fique difícil escolher, algumas me chamaram muito a atenção:

E pra finalizar Renato deixou uma mensagem especial a seus apoiadores:

"... queria agradecer a todo mundo que sempre me apoiou durante esses quase cinco anos que vivo nessa selva literária. Principalmente aos leitores, que vêem as capas e fazem suas críticas. É muito bom ver seu trabalho se espalhar pelas mãos de milhares de leitores por todo o Brasil, e as vezes até para alguns cantos do mundo. É apenas isso que me faz seguir em frente. Ver a emoção que uma simples capa pode gerar no leitor e também no próprio autor. Nada melhor que os pequenos surtos quando entrego um trabalho finalizado..."

Contatos:

@RenatoKlisman

É o que eu digo no slogan da RK Design: 
Julgue pela capa.

7 comentários :

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!
    Renato, amor da minha vida <3
    O que seria de mim sem essa pessoa que amo tanto? hehe
    Renato é o melhor capista do mundo. Simplesmente amo todas as minhas capas feitas por ele.
    Adorei a entrevista, Grazi

    bjuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess realmente essa entrevista foi fantástica!!
      O Re é um fofo... e as capas dele dispensam comentários de tão lindas!!!

      Excluir
  2. Ai, amei haha. Muito obrigado pelo post aqui :3
    Já vou compartilhar hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pelo visto amou mesmo... comentou duas vezes ^.^
      Obrigada pela atenção e carinho, o que sustenta um blogueiro são os comentários pra lá de especiais!!!
      Te adorando já!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Renato é o melhor capista do Brasil atualmente, sem dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine obrigada pela visita e pelo comentário!!!
      Realmente as capas do RK me surpreendem a cada dia!

      Excluir

Deixe seu comentário