Entrevista - Stella Maris - 65 anos (autora)

Foto de: Adriana Machado
Conforme prometido, hoje trago uma entrevista pra lá de especial com a autora brasileira Stella Maris, 65 anos, dona de mais de 40 livros publicados e de prêmios como Prêmio Jabuti, Prêmio João de Barro, Bienal Nestlé e Prêmio Biblioteca Nacional, ganhadora ainda de selos literário da FNLIJ, APCA, de  ganhadores de grandes prêmios de literatura, já resenhados aqui no blog (mais a frente coloco o link das resenhas).
Primeiramente gostaria de agradecer a linda da Stella, e dizer que me sinto lisonjeada por essa entrevista à meu blog.
Como toda autora, ela além de escrever, também gosta de ler.

"Gosto de ler literatura porque as palavras e as entrelinhas me encantam, me fazem viajar, sonhar, perguntar, pensar bastante sobre a complexidade da condição humana".
Seu primeiro livro foi sob a escolha de uma professora, tratava-se de uma coletânea de conto de fadas, a partir disso, passou a frequentar a biblioteca da escola e escolheu "Alice no País das Maravilhas (Lewis Carrol)" para iniciar sua vida como leitora, daí em diante foi só crescendo seu leque de opções indo de Machado de Assis, Cecília Meireles e tantos outros grandes escritores.
Falando em fantasia, contos e magia, a autora acredita que a leitura é um momento mágico e único, que além de estimular sonhos e reflexões sobre a vida, permite ao leitor "...aproveitar o lado bom da solidão...".
Sua leitura atual é "O frágil toque dos mutilados (Alex Sens)".
"Um romance escrito por alguém ainda tão jovem! É a prova de que existem jovens leitores inteligentes e sensíveis que têm tudo para se tornarem grandes escritores".


No entanto seu livro favorito é "Minha vida de Menina (Helena Morley)", um clássico da literatura juvenil brasileira, que encanta por sua linguagem e reflexões.
"... Com linguagem poética e sedutora, impregnada de crítica e bom humor, a narrativa encanta e faz pensar sobre o Brasil de antigamente e o Brasil de agora. Infelizmente, um Brasil ainda atrasado e decepcionante em vários sentidos, mas com possibilidades de boas mudanças. A literatura e a educação podem promover essas mudanças".
Quando questionada sobre a possibilidade de ser um personagem, ela menciona que de certa forma já se sente como um pouquinho de cada um de seus personagens, mas gostaria mesmo é de viver as aventuras vividas por sua personagem Elvira Guiomar de seu livro Missão Molesquine - seu quarto romance juvenil pela Globo Livros. 
Falando em seus livros, já resenhei dois deles aqui:
A mocinha do Mercado Central
Clique Aqui para ler a resenha.
  
E tive o prazer de lhe questionar qual foi sua inspiração para escrever A sobrinha do Poeta, também já resenhado Aqui e posso dizer que foi um dos livros que mais amo, talvez pelo fato de a história se passar dentro de uma biblioteca.
 
"Amo as bibliotecas, espaços de sonhos e reflexões. Sem que eu planejasse (nunca planejo um livro antes de começar a escrever), de repente uma biblioteca de Minas se tornou um cenário principal de um romance. Cheia de mistérios e encantamentos, a biblioteca de "A sobrinha do poeta", Globo, atiçou bastante a minha imaginação. Não tenho muito conhecimento de biblioteconomia, apenas adoro ler e frequentar bibliotecas...".
Mesmo diante a tantos prêmios, livros escritos e uma vida literária totalmente
"cheia", a autora nos presenteou com essa entrevista maravilhosa e com uma mensagem aos leitores do blog e todos os leitores:
"... jovens leiam mais literatura, e literatura brasileira! A nossa literatura é de alta qualidade artística e não fica nada a dever ao que é publicado no exterior. Não se pode valorizar apenas o que é estrangeiro! Muitos leitores jovens leem best-sellers, séries que dão origem a filmes e outros romances superficiais e rasos, tudo bem, o importante é começar a ler, mas é fundamental que se dediquem também a leituras literárias de fato. Um bom livro de literatura se parece com a complexidade da condição humana: é rico em imagens, ambiguidades, contradições, mistérios e perguntas".
 Saiba mais da autora: http://www.stellamarisrezende.com.br/

2 comentários :

  1. Amei a entrevista e estou curiosa para ler os livros da autora! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kah, eu particularmente adorei os livros que já li da Stella, tem algumas resenhas aqui no Faces, não deixe de conferir!!!
      Beijos!!!

      Excluir

Deixe seu comentário