Entrevista - Amanda Bistafa (Blog Marcas Indeléveis) - 23 anos

Oie amores meus, hoje após a algum tempinho trago uma entrevista com a amiga, blogueira e autora Amanda Bistafa (sim irmã da Andréa Bistafa já entrevistada aqui no blog) que tive o imenso prazer de conhecer no evento Livros em Pauta desse ano.



Amanda Bistafa, 23 anos, gosta de ler pelo simples fato de poder viver e ser o que quiser enquanto lê, além disso, pelo privilégio que a leitura dá, como viver coisas que jamais viveria no mundo real.

"... Acho que a leitura consegue nos transportar pra outra dimensão de uma forma quase mágica, faz a gente sentir alegria, ansiedade, medo, tristeza (quem nunca chorou quando terminou de ler um livro maravilhoso?!) e uma infinidade de sentimentos e emoções sem sequer sairmos do lugar..."

Não se  recorda de seu primeiro livro lido, no entanto, recorda-se que ia à biblioteca e pegava a maior quantidade de livros possíveis em sua carteirinha e de sua mãe, mais um livro infanto-juvenil que lhe marcou e deu um "pontapé inicial para... nunca mais parar de ler..." foi o Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida), O Rapto do Garoto de Ouro (Marcos Rey) e Um Cadáver ouve Rádio (Marcos Rey) e ainda os livros de Agatha Christie, sua primeira escritora preferida.





"... A leitura não só melhora nossa escrita e nosso conhecimento... vai além. Ela expande nossa imaginação, nossa memória, nossa criatividade.... permite sermos outras pessoas e vivermos situações inimagináveis... pensarmos mais a respeito de nós mesmos e do mundo, cada livro acrescenta muito em nossas vidas e nos torna, com certeza, uma pessoa melhor..."

Acabou de ler recentemente o livro Selva de Gafanhotos (Andrew Smith) e deixou sua percepção quanto ao livro para nós:


"A proposta do autor é super inovadora, desde a forma como a história é narrada até seu meio bizarro rs, misturando distopia do fim do mundo causado por um exército de gafanhotos de 1,80 de altura com as dúvidas a respeito da sexualidade de Austin, apaixonado tanto por seu melhor amigo Robby, quanto por sua namorada Shann..."


Quando questionada quanto à seu livro favorito, ficou em dúvida, assim como quase todos os leitores que já entrevistei por aqui. Ao menos conseguiu citar alguns autores prediletos, dentre eles, Sthepen King, Agatha Christie, Suzanne Collins, Cassandra Clare, Joe Hill e outros.

"... São muitos! Impossível escolher um só..."

Sua resposta para "Qual o personagem gostaria de ser?" foi muito única.

"... Seria eu mesma, mas com alguma qualidades a mais rs. Talves a audácia da Tris (Divergente) ou a coragem de Katniss (Jogos vorazes), ou quem sabe até mesmo um pouquinho como América (A Seleção) para ter uma vida de princesa...".

Além de leitora, conforme falei no começo da entrevista, Amanda é autora. Já participou de sete antologias, às quais, três delas foram pela Andross Editora:
1. Crônica Memorial do Tempo                  2. Crônica Futebol                                3. Crônica Sob a Penumbra
Além desses, a autora também participou da antologia Eu me Ofereço! Um tributo a Stephen King (conto fim da linha) - editora Illuminare, com organização de Rô Mierling.

 
Além disso, a autora aproveitou para nos contar que ainda em 2015 será lançada mais algumas antologias pela editora Illuminare.

"... O primeiro livro trata-se de um cyberlivro de contos futurísticos... uma leitura inovadora..."



Pra quem acha que já acabou, Amanda tem também livros no Wattpad que são: Taquicardia e outros sintomas do medo (contos de terror e suspense) e Marcas Indeléveis (Crônicas reflexivas e líricas de assuntos diversos). (Num próximo post sobre os livros falo sobre os comentários da autora sobre os seus livros).

Como se não bastasse todos esses trabalhos, Amanda ainda tem um blog desde 2009 (Marcas Indeléveis) onde "rabiscava" algumas crônicas, parou por um tempo e em 2014 voltou a escrever, com várias ideias novas e atualmente, posta crônicas e novidades sobre suas publicações, parcerias e etc.

"... Confesso que a coisa mais feliz, é receber um elogio ou uma crítica construtiva de algum texto que escrevi, sem contar a parte de fazer amigos e descobrir outras pessoas com os mesmos interesses... é muito gratificante..."

E para finalizar deixo uma das frases mais lindas que já li sobre livros e literatura, e agradeço imensamente a participação de Amanda aqui no Faces:

“A literatura é um refúgio para espantar os demônios, acalmar a alma, conter o choro. Através dela é possível captar a magia invisível de tudo que nos cerca, é possível enxergar além, sonhar além, sentir e pensar além de nossas vidas. Se por um lado nossa percepção de tempo e espaço é relativa, por outro, a escrita é o oposto. Escrever nos permite eternizar o momento, nos permite deixar algo que não se apaga deste mundo, depois que nós mesmos o deixarmos.”

4 comentários :

  1. Adoreii, obrigada pela entrevista e pela parceria linda! <3
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e disponibilidade!!!
      Espero que nossa parceria se estenda não só como blogueiras... mais como autora e leitora!!!

      Excluir
  2. Oie,
    achei a entrevista muito legal. Perguntas bem diferentes

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo todas as entrevistas, mais essa gostei demais!!!

      Excluir

Deixe seu comentário