O alienista - Machado de Assis

Novamente trago pra vocês um clássico da literatura brasileira, desses que em época de escola nos é solicitada leitura, mas não entendemos quase nada da obra rs!!!

Bom primeiramente deixo aqui alguns links bacanas sobre a obra, que pode acrescentar ainda mais na sua leitura, e melhor, aos que gostam de ler online, temos o nosso maravilhoso Domínio Público (permite baixar várias obras fantásticas brasileiras, não só referente à livros, mais a música e outras coisas mais):



Baixe o Livro Clicando Aqui

Tirinha sobre o livro, muito bacana Aqui.

O livro traz como protagonista Sr. Bacamarte ou como lhe chamam O Alienista, um homem que para "...curar todas as mágoas..." começa a internar as pessoas da cidade de Itaguaí na Casa Verde (tipo um hospício improvisado), com objetivo de estudar a "loucura" de cada uma delas, desse modo identificar os distúrbios psicológicos daquela comunidade, totalmente homogênea, afinal, é uma comunidade que apresenta através de seus personagens às várias "classes sociais" existentes ali (dona de casa, político etc.).

"Casa verde foi o nome dado ao asilo, por alusão à cor das janelas..."



E o mais fascinante é que ele classificava cada grau de "demência" das pessoas, e com isso, tinha como objetivo descobrir a causa de cada uma delas, e com isso acreditava que seria um "...bom serviço à humanidade...".


Só que o que ele não esperava é que a população se voltaria contra ele, e ele acabaria sendo tido como louco.

Enfim...



É uma obra que nos coloca a questionar o que é realmente a loucura e a sanidade, e em qual delas nos enquadramos.

E conforme li em muitos comentários e estudos, é um livro autobiográfico, já que Machado também tinha esse propósito de "entender" a mente das pessoas através de seus escritos.

2 comentários :

  1. Seu blog é o máximo,tem muito conteúdo e muito culto,hahaha.
    Olha indiquei seu blog para uma Tag simples,"dez coisas" se quiser responder:
    http://umaplebeiavaidosa.blogspot.com.br/2015/05/tag-amoodeio.html beijooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ualll, adoro comentários!!!
      Obrigada pelo "muito culto", espero que continue frequentando!!!
      Beijos.
      Quanto à TAG, será um prazer participar!!!

      Excluir

Deixe seu comentário