Os caminhos de Lumia - Lara Orlow

Dentre da literatura brasileira, tenho aprendido muito, e uma das coisas mais bacanas e que estou gostando muito é as diferentes culturas e a diversidade existente na vida dos seres humanos.

Os caminhos de Lumia é um livro da nossa editora parceira, Malagueta "dirigida por mulheres homossexuais focada em publicar escritoras homossexuais".

É uma obra muito gostosa de ler, (li em algumas horinhas) conta a história de Clara e Lumia duas mulheres de culturas diferentes, mais que são ligadas a partir do primeiro olhar de modo a enfrentar todo e qualquer preconceito existente em suas crenças e valores, em busca daquilo que lhes uniu desde o começo "algo espiritual" o amor.

Algumas coisas tornam a obra mais gostosa ainda de ler, como o cenário (Praça da República e alguns locais de São Paulo - garanto que quando passar nesses locais não passarei simplesmente, sempre lembrarei da história de Lumia e Clara).

A autora, descreve a cultura cigana de forma tão sensual, que quando descreve os momentos de Lumia, parece estarmos sendo "hipnotizados" por sua dança, mesmo não a vendo de fato.




"... parecia distante de tudo o que já ouvia sobre ciganos... impetuosos, imprevisíveis, dramáticos mas temos uma qualidade que nos diferencia de qualquer outro povo: não guardamos rancor... sabemos perdoar de verdade quem nós amamos..."




Além disso, outra coisa que a autora fez em diversas partes da história é colocar música brasileira no decorrer da história, o que a meu ver torna ainda melhor o livro, já que é como se estivesse ouvindo a música durante o percurso de Clara pra conquistar Lumia.
Deixo aqui uma das músicas que ela menciona no livro e uma mensagem a fim de você como leitor reflita seus passos, crenças e acima de tudo, reflita quantas vezes já julgou sem ao menos conhecer:

"... Preste atenção ao seu redor. Observe as pessoas que caminham ao seu lado, os transeuntes despreocupados do dia-a-dia... jamais julgue por sua aparência, afinal somos todos da raça humana..."


4 comentários :

  1. Que lindo, lindo, lindo!!!
    Amei a resenha, obrigada por me fazer reviver tudo o que senti enquanto escrevia essa linda história de amor.
    Beijocas, Lara Orlow.

    ResponderExcluir
  2. Lara que bom tenha gostado.
    A história é realmente uma delícia!
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Deu muita vontade de ler *-* adorei a resenha!
    Beijinhos gata! Estou começando a escrever algumas coisas!

    http://www.adeusnostalgia.com/2015/04/sobre-amar-e-nao-desistir.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack obrigada pela visita!!!
      Esse livro vale a pena ser lido, é lindo!!!

      Excluir

Deixe seu comentário