[Livros de Domingo] - Livros pra ler num domingo qualquer!

Resolvi continuar essa coluna do Blog "Livros pra ler num domingo qualquer" são aqueles livros que você olha sempre pra ele pensando que rapidinho você lê, porque ele é fininho, e por diversas vezes nem nota sua presença lá em meio a tantos outros livros, pois é, pensando nesses livros resolvi dar continuidade à essa coluna do blog, já que por diversas vezes são esses mesmos livros que nos surpreendem,

Então vamos lá:


O fazedor de velhos (Rodrigo Lacerda)





Pedro (personagem principal) passa por várias situações às quais mostra seu amadurecimento enquanto ser humano, passando por várias situações que lhe mostram quais os valores que realmente deve levar para a vida, e lutar. E o mais legal é o fato do personagem contar sua história, exatamente como aconteceu, fazendo parecer que está em um bate papo com o leitor.

"... quando o escritor é muito bom... acaba tocando em questões cruciais que todos nós encaramos em algum momento da vida..." (Antonio Prata)



Pedro vira um leitor assíduo por conta de ter sido forçado a ler por seus pais, no entanto, com o decorrer da vida passa a perceber que gosta de ler, ainda mais quando começa a perceber que os livros lhe permitem até parecer mais velho, beneficiando-o à fazer coisas que com sua idade não poderia fazer, como por exemplo viajar sem autorização de seus pais:

"...meu disfarce... naquele domingo de tarde, durante o meu desespero, ao bater os olhos no tijolão shakesperiano, pensei uma coisa que podia dar certo. Eu tinha uma calça social azul- marinho... talvez ela não me achasse com cara tão jovem... e me deixasse embarcar..."

Só que o que ele não esperava era encontrar um "velho" em sua vida, que o faria analisar a vida de uma nova maneira e que talvez pudesse reencontrar esse sábio "velho" em momento de decisão de sua vida pessoal e profissional que o faria ver a vida de uma forma totalmente diferente.



Coisas de Homem / Coisas de Mulher (Laé de Souza)


O livro aborda as várias faces existentes em um relacionamento co-relacionadas ao comportamento humano, em forma de crônica, o autor surpreende o leitor ao narrar fatos do cotidiano humano.

A primeira crônica (Enfim, só) narra a história de uma mulher que após decidir separar do marido, resolve dar uma repaginada em tudo na sua vida (aparência, roupas, casa etc.) no entanto, num dia "nostálgico dia de chuva a que todos nós estamos sujeitos..." ela resolve ligar pra ele e adivinha, reatam, fato esse muito comum, afinal é só a mulher ou o homem separar que já logo resolve repaginar e tentar ter uma vida de "solteiro" até descobrir-se só e chegar a ausência da pessoa.
Além dessa, o livro tem várias crônicas bem legais, mostrando ao leitor histórias do dia a dia como a mulher que se arruma um pouco mais, e o marido logo pensa estar sendo traído.

"... Sempre que a mulher se veste com mais beleza e se trata mais, nem passa pela cabeça do parceiro que ela andou lendo um livro de como conquistar o marido ou de como levantar o astral. Encafifa-se que tem coisa e não há quem tire..."

Laé de Souza (o autor) aborda também questões da homoafetividade de forma a deixar claro que não importa a opção da pessoa, isso só diz repeito a ela, a única coisa a ser feita é respeitar.


"... Antes de criticar, reflita sobre a possibilidade de ser ou ter alguém assim próximo... Além do que, uma propensão ou desejos bloqueados podem explodir a qualquer momento..."

Enfim, as crônicas abordam questões do dia a dia quanto ao relacionamento humano, de forma divertida e reflexiva.



Poesia do Corpo Nú / Poética del cuerpo desnudo (Hugo Oquendo-Torres)




Mais um livro que sua leitura nos leva a refletir quanto ao comportamento humano, em forma de poesia, aborda temas como amor, sexo e corporeidade de maneira a refletir acerca da coisa indecente, da mesma forma como da coisa decente, faz com que o leitor(a) reflita quanto ao corpo e suas potencialidades. É um livro bilíngue, fato esse que me fez gostar ainda mais da obra.


"... corpo feminino, vítima da fragmentação mercantilista..."

6 comentários :

  1. Olá,
    Gostei das dicas, não conhecia nenhum livro, mas pareceram interessantes.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna obrigada pela visita.
      São ótimos livros, valem a pena serem lidos.
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Ola Grazi
    Indiquei teu blog em uma tag, confere lá no Blog
    Abraços.

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos comentários dos livros, principalmente sobre o de minha autoria, Coisas de Homem & Coisas de Mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom tenha gostado ... eu adorei cada página e recomendo o livro!

      Excluir

Deixe seu comentário