Semana do Livro Nacional - São Paulo

Hoje fui ao Evento Semana do Livro Nacional, na Discoteka Cultural Café (Vila Mariana), foi muito bom, gostaria de compartilhar os assuntos "discutidos" por lá e colocar minhas percepções quanto ao maravilhoso evento.

Estiveram presentes os autores: Sandro Cuesta, Debora Gimenes, Jô Lima, Jessica Anitelli e a querida Simone O. Marques, que além de parceira do blog, foi a responsável pelo convite aceito a esse maravilhoso encontro.

Foram discutidas questões muito interessantes como: - a importância da leitura; a literatura brasileira e o descaso dos leitores; a preferência por literatura internacional; o descaso das escolas para com a literatura brasileira contemporânea; a obrigatoriedade da leitura de livros específicos aos alunos; entre tantos outros, não menos interessantes ou importantes.


Durante o encontro alguém perguntou se a obra a partir do momento que chega nas mãos do leitor deixa de ser do autor, e a questão gerou muitas respostas bacanas:

"A obra é minha (rs)... Quem faz a obra é o escritor, o leitor é o fermento para a obra..." (Simone O. Marques)

"... O leitor engrandece a obra..." (Jô Lima)

"... O leitor nos dá o retorno..." (Sandro Cuesta)









Dentre tanta conversa boa, ideias novas em mente e novos amigos e parceiros, tive o prazer de reencontrar amigos, e isso não tem preço, ainda ganhei o segundo livro da Saga Paganus (já comentado por aqui), o Samhan (Simone O. Marques).





O mais legal de tudo foi a interação permitida entre leitores, autores, blogueiros e livraria (Discoteka Cultural), fator esse que não é muito comum quando nos referimos à autores internacionais, afinal quando um autor internacional vem lançar seus livros no Brasil é quase impossível tirar uma foto como a que tirei com a Simone O. Marques (ao lado), ou com o Sandro Cuesta (a baixo),  quando muito consegue-se um autógrafo.








Parabéns aos autores participantes e à Discoteka pela excelente organização, me senti como num encontro de família, onde todos podemos participar da conversa.














4 comentários :

  1. Muito legal sua postagem sobre o evento Grazi!! =)

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o máximo a ideia desse evento, pena que não deu para eu ir, mas minha amiga foi e me contou como foi. A literatura nacional está um ascensão e evento assim, ajudam ainda mais alavancar o mercado. E trazem o escritor mais para perto do leitor.
    bjoks
    Blog Agridoce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eykler, eu conheci sua amiga, uma fofaaaa... Estávamos as duas encantadas pela Simone... rsrsrs
      Estou criando uma nova forma de disseminação dessa literatura brasileira, em prol de nossos escritores...
      Beijos e obrigada pelo comentário ^.^

      Excluir

Deixe seu comentário