Entrevista - Simone Marques 44 anos (Autora)

Minha foto

Simone Marques, dona de um casamento de quase 25 anos, formada em Pedagogia e Mestre em Educação, já deu aulas à alunos de várias idades.
"... Nunca sei o que falar sobre mim... Adoro lecionar, mas descobri algo mais..."
E esse algo mais é escrever.
Desde 2007 Simone escreve, iniciou sua trajetória de escritora a partir da ficção, daí não mais parou, e segundo ela mesmo afirmou "não sabe mais como parar".
Dona de 20 obras escritas e 10 livros publicados, além disso a autora inicia sua escrita em roteiros para TV.
A primeira leitura de Simone foi "Alice no país das maravilhas" - "... ganhei dos meus pais antes mesmo de aprender a ler e eu o amava. Quando aprendi a ler, claro que ele foi o primeiro. =)..."

Ela acredita assim como muitos que a leitura acrescenta muitas coisas, além de ampliar horizontes, possibilita viagens pelo imaginário, aumenta a percepção do mundo e das pessoas além de, alimentar a criatividade de quem lê.

Sua leitura atual é o livro "Enfeitiçadas" -  Jessica Spotswood.
"O livro é legal, mistura personagens nitidamente inspiradas nas obras de Jane Austen e na trama da série de TV Charmed. Mas ao ler o livro tenho uma sensação estranha... e chego a me irritar, não com a história, mas ao ver um tema sobre o qual escrevi em 2007 e que foi ignorado por grandes editoras durante muito tempo, ser publicado por uma  grande editora nacional que investiu nele só por que é estrangeiro e que não se deu ao trabalho de sequer responder a um e-mail que enviei no passado falando do meu livro...  E ver, claro que ele foi escrito bem depois do meu e saber que muita gente acabando dizendo que a gente copia tudo..."

 Concordo completamente com Simone, muitas obras brasileiras são deixadas de lado e desvalorizadas não só por editoras que não dão oportunidades às literaturas brasileiras, mas também por leitores que não sabem o que estão perdendo, já que li muitas obras brasileiras que dão de dez a zero às obras de literatura internacional.
Além de amante de seus próprios livros... - "eu li o Paganus e recomendo" - ela diz que o livro "O nome do vento" - Patrick Rothfuss:

"... por que ele mostra que contar uma história sobre escola de magia pode ser algo denso e profundo, com personagens complexos, bastante voláteis e sem maniqueísmo...".
A autora diz que se tivesse a opção de ser um personagem, escolheria ser vários personagens, de suas próprias obras:
"Por que eu poderia fazer coisas incríveis (como meus personagens da série Sabores do Sangue), usar poderes (como meus personagens das Crônicas do Reino do Portal), viajar por países longínquos e mundos desconhecidos (como meus personagens de Marina e os tesouros da tribo de Dana) e viver em épocas passadas e futuras (como meus personagens da saga Paganus)!"

Em suas se inspira em comportamentos de pessoas que conversa e analisa atitudes.
"... eu ouço conversas, analiso atitudes e penso: Uau! Isso vai cair muito bem na boca de  um personagem..."

Paganus - uma obra tão cheia de surpresas, como começou a escrever - comente:

Bem, a história é meio confusa...
O livro nasceu em 2007 e foi escrito para que eu me apresentasse aos meus futuros leitores. Na época eu havia escrito meu primeiro livro (Triskle) e esperava uma editora que o iria publicar. Enquanto o livro não saía, eu precisava que os leitores conhecessem meu jeito de escrever, pois eu era totalmente nova nesse mercado. Então – atiçada pelo meu marido rsrsrs – eu escrevi uma história, uma espécie de “prequel”, ou seja, ela ia se passar no mesmo universo de Triskle, mas não ia interferir na história, pois acontecia 300 anos antes da trama  do outro. Então, eu escrevi (em 20 dias) o Gênese Pagã (que depois se tornou Paganus) e fui publicando os capítulos no meu blog, como uma novela semanal. Os leitores foram me descobrindo e adorando a história... Enfim, o livro foi incorporado ao que antes seria uma trilogia e a transformou numa saga... que foi escrita em exatos 8 meses.


 Recadinho da Simone ao Faces de Uma Capa e aos leitores: "Adorei o blog, sua organização e conteúdo! E desejo que seja um grande sucesso! Quero convidar os leitores a conhecerem meus livros e descobrirem que há histórias incríveis que autores nacionais são capazes de contar com originalidade."





2 comentários :

  1. Grazi!!
    Adorei a dinâmica do post da entrevista! Você deu vida a perguntas e respostas! Amei!!
    Obrigada e sucesso com esse blog delicioso! <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, cada entrevista me dá mais prazer em escrever aqui no blog... porque conheço pessoas maravilhosas como você... obrigada por participar...

      Excluir

Deixe seu comentário