[Entrevista] - Maurício de Sousa (Autor/Cartunista)






A genialidade, criatividade e diversidade tornaram Mauricio de Sousa um dos mais famosos cartunistas do Brasil.

O criador da internacionalmente conhecida “Turma da Mônica” e de outros inúmeros personagens fizeram parte da infância, adolescência e até os dias de hoje tem agradado distintas gerações.









Personagens únicos, traços inconfundíveis e histórias envolventes caracterizam esse artista único e muito versátil que não deixa de inovar e surpreender a cada novo projeto e esse diferencial demonstra que esse artista não tem limites e ainda veremos muitas novas criações nos encantar e envolver.

Com o intuito de aproximar leitores de autores e artistas brasileiros o Faces de Uma Capa junto com a Nani Candeias, trazem uma entrevista exclusiva com nosso eterno Cartunista Maurício de Sousa esperamos que gostem.





“A leitura é a melhor forma de exercitar a criação. É participativa e educativa. Uma criança que não lê está perdendo uma experiência inesquecível”
(Maurício de Sousa)





Maurício, além de escrever e desenhar, também é um leitor; Iniciou sua vida leitora aos seus seis anos de idade a partir de gibis infanto-juvenis como: “O Globo Juvenil”, “Gibi” e “O Gury”, com isto é possível perceber de onde vem o interesse do autor por gibis.

A partir disso, Maurício de Sousa começou a ler um livro por semana.


“... Pais poetas, escritores, compositores, pintores (meu caso) nos cercam de um ambiente todo propício para seguirmos o caminho artístico. Nada como abrir os olhos num ambiente com música, livros, desenhos, criatividade. Assim, aprendi a folhear livros desde bebê, a ver figuras desde sempre, a ler desde que me caíram nas mãos os primeiros gibis

(Maurício de Sousa)


Sabemos quão importante é a leitura de quadrinhos no início da construção leitora (alfabetização, interpretação, imaginação, etc.) e para Maurício esse fator é mais do que importante.

“Em meus lançamentos nas livrarias, onde tenho contato direto com meus leitores, é comum algum pai dizer que seu filho aprendeu a ler com a Turma da Mônica. O lúdico sempre foi fonte de interesse da criança e a linguagem dos quadrinhos é especial nesse caso pois trabalha a memória visual juntamente com a de leitura. O resultado é alguém interessado em ler apesar dos programas de TV, dos vídeo-games e outras diversões modernas que tiram o tempo de leitura.

 E quem lê quadrinhos também se interessará por livros”.
(Maurício de Sousa)


Dentre outros, Maurício menciona que Will Eisner, foi seu desenhista preferido, lia suas histórias desde criança, e teve o prazer de se tornar seu amigo na fase adulta.

“Histórias centradas no ser humano e com um desenho de excelência, 
foi o criador da expressão “graphic novel””. 
(Maurício de Sousa)

Além dele, Maurício menciona gostar de Gabriel Garcia Marques, Vargas Llosa, Jorge Amado.

























Ao ser questionado sobre qual personagem gostaria de ser, ele menciona ter um pouco de si em cada um de seus personagens, no entanto se identifica com o Horácioe sua filosofia ecológica.

 “... Por essa razão, sempre que posso, gosto de desenhar suas historinhas”.
(Maurício de Sousa)

Vários são os melhores momentos da Turma da Mônica para Maurício, coloco aqui as palavras dele mesmo:

A primeira tirinha publicada em 1959 na Folha da Manhã (hoje Folha de São Paulo) com os personagens Bidu e Franjinha foi um momento bem especial para mim;



Depois a primeira revista da Mônica publicada pela Editora Abril em 1970;


“Mais tarde o primeiro desenho animado para cinema em 1981, a criação do Parque da Mônica nos anos 90 e agora o sucesso da Turma da Mônica Jovem que veio coroar esses 50 anos de carreira”.






E Todos sabem do grande sucesso da Turma da Mônica Jovem, ao ser questionado sobre o sucesso da “série”, Maurício de Sousa responde o seguinte:

“O segredo de manter um público constante num mercado inconstante é sempre estar antenado na linguagem atualizada das crianças. Os pais curtem ter lido a Mônica que falava com eles na linguagem da época e que se adapta à linguagem do filho. Que pai não aprecia um filho que gosta dos mesmos gostos que ele teve em criança? E há uma identificação do leitor com nossas histórias. Um leitor cada vez mais exigente. Por isso nunca paramos de criar novidades”.
(Maurício de Sousa)

 Seus desenhos e produções são feitos tanto à mão, quanto com o uso de tecnologia.


“Não atrapalha a produção de cerca de 1.200 páginas de quadrinhos por mês que temos que entregar”. (Maurício de Sousa)

Uma das dúvidas maiores é quanto o pós Turma da Mônica Jovem, já que essa turma nos acompanhou desde a infância, nesse sentido não podia deixar de questionar Maurício quanto a isso.

“A Turma da Mônica Jovem é a revista de maior sucesso no mundo ocidental. Isso demonstra que acertamos na sua criação. Portanto quero daqui a alguns anos desenvolver também a Turma da Mônica Adulta. Onde os personagens vão começar com uns 25 anos de idade e vão envelhecendo junto com os leitores”. (Maurício de Sousa)





Para finalizar, gostaria de deixar aqui um agradecimento tanto ao Maurício, quanto à essa Turma que me acompanha desde a infância em momentos de precariedade e de felicidade, de verdade me sinto muito lisonjeada pelo carinho e atenção que foi dada ao Faces de Uma Capa e a mim, me emocionei com essa oportunidade, principalmente com o carinho que me foi dado, inclusive o desenho da Mônica dedicado a mim (que me fez soltar uma lágrima de emoção), agradeço ainda ao JAL (assessor de imprensa do Maurício), tenho certeza de que os leitores do blog irão adorar esse post; E um obrigada em especial a participação da leitora Nani Candeias pela participação da matéria/ entrevista. (Grazielli de Moraes)




Agradeço a oportunidade de participar dessa publicação que além de falar sobre um grande artista é um ídolo de toda vida e ao me lembrar de minhas primeiras leituras me vêm a cabeça os gibis escondidos debaixo do travesseiro e não dormia até chegar ao final. Não deixem de incentivar a leitura afinal é maravilhoso ler e melhor ainda quando passa a ser divertido (Nani Candeias)






Por hoje é só amorecos!

26 comentários :

  1. Que delícia de entrevista! Eu amo a Turma da Mônica e faço parte daqueles leitores que cresceram com esses personagens fazendo companhia. Vou amar quando ele lançar Turma da Mônica Adulta, por que já amo e leio todos os gibis da Turma Jovem! =)
    Parabéns Grazi, por essa matéria!
    Deixo aqui um beijo especial ao Maurício e meus agradecimentos pelo seu trabalho tão inspirador!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, a Turma é para todas as idades, eu quero acompanhar sempre e não me canso de ler os gibis... e também tenho a coleção da Turma da Mônica Jovem e amooo cada número... cada personagem...

      Excluir
  2. Adorei a entrevista. A turma da Monica é um clássico de várias gerações, e para todas as idades. Minha filha descobriu agora esse universo de gibis, e principalmente A Turma da Monica Jovem, e está amando.
    Parabéns pela entrevista, ficou uma delicia de ler.
    Um abraço ao Mauricio por tornar tantas infancias inesqueciveis com seus personagens, e agora acompanhando com a geração que cresceu.
    bjoks
    Blog Agridoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa turminha encanta várias gerações e acredito que continuará encantando por muito tempo, afinal, eu particularmente ainda leio os gibis antigos e pra mim parecem tão modernos.
      Obrigada pela visita Eykler...
      É o Maurício é responsável por muitas infâncias felizes...

      Excluir
  3. Anônimo4:39 PM

    Oi Grazi, aqui é a Carol... Amei a entrevista e achei tudo muito fofo, bem a cara do Má... Comecei a ler Turma da Mônica tinha 3 anos, e até hoje não parei... Amo Turma da Mônica Jovem e estou doida pela versão adulta. Como será a edição de número 100, hein?
    Beijossssss e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol... primeiramente obrigada pelo comentário, é realmente o Maurício é um fofoooo... sua Turma então nem se fale... Eu sou apaixonada pela turma... e tenho a coleção Jovem, alguns números faltando, mas estou correndo atrás dos que faltam... agora fico imaginando o Adulto que bacana será.

      Excluir
  4. Amore que incrível essa postagem, realmente o Mauricio trouxe uma grande influência na minha infância e ainda continuo a lê-lo, um ídolo para muitos leitores, adorei conhecê-lo mais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Morgana,
      De fato o Maurício é um ícone para a infância de muita gente.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  5. Oi Grazi, que bacana ter podido convesar com o Maurício de Souza. Adorei a entrevista e o desenho exclusivo pra vc, que tudo!!! Também adoro o Orácio ownnnn.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gleyse,
      Nem me fale... a alegria é enorme de grande rs!
      Que bom saber que gostou!
      Obrigada pela visita amore!
      Beijokas!

      Excluir
  6. Olá!
    Que demais essa entrevista!
    Sou fã do Maurício, um dos primeiros contatos que tive com a leitura foi com a Turma da Mônica e até hoje, sempre que possível, leio algum gibi.
    Gostei bastante de conhecer sobre o gosto, o processo criativo, inspirações e tudo mais do Maurício.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline,
      Que bom saber que gostou...
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  7. Olá! Tudo bom?
    Eu adoro o Mauricio, penso nele e já me vem na cabeça o Cebolinha falando com a língua presa e começo a dar risada kkkk. Muito fera essa entrevista, fiquei com invejinha de você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Fato o Cebolinha é um dos ícones do Maurício... eu amo!!!
      Que bom gostou da entrevista!
      Beijokas!

      Excluir
  8. Eu acho a carreira dele incrível. Não sou fã da Mônica, mas admiro o fato de um brasileiro ter ido tão longe com personagens fofinhos.
    Assim como ele tento ler um livro por semana e consigo, legal saber que uma pessoa como ele também faz/fez isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Helana, também acho.. por isso fui atrás pra trazer ele por aqui!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  9. Olá, amei esse seu pot com o querido Maurício de Souza. Ele é tudo isso é muito mais.
    Minha filha no segundo an de faculdade, nem acreditou quando ele lhe respondei o Twitter, pois ela precisava fazer um trabalho. Ele é a equipe dele são maravilhosas!
    Obrigada por trazer isso pra gente. Bjs Cheguei a fica emocionada. ( manteiga derretida mesmo) kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marcia,
      De fato ele e a equipe são simplesmente sensacionais... amo...
      Eu quem agradeço a visita amoreca!
      Que bom saber que ficou emocionada, também é fácil com esse gênio né!
      Beijokas!

      Excluir
  10. Oi, Grazi!
    Muito legal a entrevista! Maurício certamente marcou a infância de muitos; ainda que eu não tenha começado pelos seus gibis, me entretive muito com eles na infância, e por isso mesmo é tão interessante essa abordagem dele e seu estúdio em desenvolver outras fases para os personagens; ainda que eu não tenha curtido a TMJ por tanto tempo, gostava mais das revistas do início da série, mas mesmo essa versão adulta que ele citou como possibilidade já me deixou curiosa. ^_^ Enfim, post incrível!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sâmella,
      Que bom gostou da entrevista.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Que TUDO essa entrevista, amei!
    Sou uma apaixonada pela "Turma da Mônica", ele com certeza fez e fará parte da infância de muita gente, inclusive da minha. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana,
      Que bom saber que amou... De fato a turminha é um ícone na vida de muita gente!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  12. Oi Grazi, tudo bem?
    Eu cresci lendo Turma da mônica e sempre gostei muito das HQs e da qualidade impressa nelas que sempre estimulam a curiosidade das crianças fazendo-as buscar novas leituras e assim crescer. Muito bom me deparar com essa entrevista, fiquei com vontade de ler as HQs novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Anna,
      Que bom saber que gostou da entrevista... leia sim, reler o que gostamos é sempre bom.
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir
  13. Olá,
    Sempre gostei muito de ler os gibis de A turma da Mônica e meu apelido na infância era Magali pelo fato de amar melancia rsrs
    Hoje em dia é raro o pessoal me chamar assim! Mas eu simplesmente adorei a forma que encontraram de aproximar ainda mais autores e leitores, sendo que não poderia começar de forma melhor! Amei a entrevista!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mi,
      Nossa que legal saber que tinha o apelido de Magali... que honra rs.
      Que bom saber que gostou da entrevista amoreca!
      Obrigada pela visita!
      Beijokas!

      Excluir

Deixe seu comentário