O menino do Pijama Listrado - John Boyne

A amizade verdadeira dura para sempre, mesmo diante obstáculos e tristezas, e "O menino de Pijama Listrado" é uma fábula que mostra o que é a verdadeira amizade.

Em meio a guerra Bruno e Shmuel mostram quão pode ser forte e resistente uma verdadeira e sincera amizade... os dois personagens carregam mais do que características em comum (ambos fazem aniversário no mesmo dia), carregam histórias diferentes, famílias diferentes, pensamentos diferentes, no entanto, rompem qualquer uma dessas diferenças e semelhanças ao decidirem tornar-se amigos, cúmplices um do outro.

Muito bacana uma frase que o autor diz, que a meu ver mostra claramente o que é a amizade:

"... um ponto na distância se transformou numa mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino de pijama listrado..."

Assim é a amizade, ela chega meio camuflada em uma pessoa, que nem sempre esperamos gostar, e assim vai crescendo sem ao menos percebermos, e quando percebemos já estamos imersos num ciclo infindável, onde estamos sempre dispostos a ajudar e ao mesmo tempo esperamos ajuda do outro, damos e recebemos... não conseguimos ficar sem a pessoa, e para Shmuel, Bruno foi além de uma mancha e torno-se "O Menino de Pijama Listrado".

Um livro, que a meu ver não me surpreendeu muito, tendo em vista que eu esperava mais, já que muitas pessoas que o leram falaram que é um livro excelente, porém, podemos tirar lições importantes para a vida, como diz a mãe de Bruno "...podemos considerar que valeu como experiência... Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim...".


Quem já leu esse livro comente... que no próximo post vou sortear marca páginas a partir dos comentários!!!!





8 comentários :

  1. Vi primeiro o filme depois fui ler o livro,achei fantástico,me emocionei principalmente com a inocência dos meninos no meio dos horrores do nazismo.
    Orquídea Negra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, concordo que é bastante emocionante, no entanto já tiveram outros livros que foram muito melhores, um exemplo é o "Caçador de Pipas" e outros que ao ler eu até chorei... concordo que há muita inocência entre os meninos, mais se fantasiarmos as coisas, será que era de fato inocência por parte de Shmuel???

      Excluir
  2. Legal...
    seguindo. segue de volta.
    http://pobrederica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te seguindo Carollyne,
      Vamos fazer parceria pra uma divulgar o Blog da Outra?

      Excluir
  3. Vi o filme e depois li o livro para fazer uma prova na escola haha ! Seguindo, sdv? http://duringthefifteenyears.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog...
      O que quis dizer com sdv???

      Excluir
  4. Adoro esse livro. Estou te seguindo, segue de volta?
    http://blogando-eternamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente é um livro excelente, recomendo.
      Bjus!

      Excluir

Deixe seu comentário