Entrevista - Ricardo 42 anos (Leitor)




"E quando olhamos pra dentro do coração de um livro, fica sempre marcado a expressão na sua face. Em cada capa uma face, em cada face algo diferente, mas algo ali é só seu. As marcas de seus dedos que ficam em cada faces de uma capa." (Ricardo F.)


Ricardo Freire 42 anos, leitor do Faces de Uma capa, e escritor de frases sábias e reflexivas no Facebook, nos deu a honra de uma entrevista. Ricardo, gostaria de ser o Pequeno Príncipe, "pra carregar toda aquela pureza na alma. O mundo está em falta disso".

Primeiro Livro Lido: algum da coleção Vaga - Lume. Mesmo se tratando de livros obrigatórios na escola, alguns Ricardo ainda prestigiava, no entanto, alguns, ele detestava - "quando me lembro dá uma saudade".

 

Leitura Atual?
A garota que você deixou pra trás - Jojo Moyes.

Se pudesse seria... (alguém de alguma história) 

"Talvez sim. Não tenho ninguém específico que gostaria de ser, eu já acho a minha vida uma completa aventura. rsrrsrsrs.... Mas já me vi como Hassan no livro “O caçador de pipas” de Kalled Hussein, me fez lembrar o menino magrelo que adorava pipas na infância. Não gostaria de ser ele, mas ele sou eu quando menino".

Fale o que acha do Faces de Uma Capa:

"Acho que todo grupo, todo blog, qualquer fórum que diga a respeito de leitura é válido. Acho lindo as postagens, a formação de opiniões, os contextos e até as discussões em grupos. Isso só acrescenta a quem gosta de ler".
Em seu Facebook sempre posta frases muito interessantes, são todas de sua autoria?
Todas sim. Por incrível que pareça, eu nunca gostei de poesias, mas eu sempre procurava por elas quando queria falar algo direto para uma pessoa ou um grupo delas, porém, eu nunca encontrava o que queria, ou, quando encontrava parecia meio vago. Daí do nada, eu resolvi escrever o que sentia pra não depender da escrita dos outros. Claro que sei que existem muitos poetas que merecem o meu respeito e eu os respeito, mas por achar vago talvez, eu tenha encontrado meu dom. Hoje eu falo por mim.


O que a leitura é capaz de agregar? A seu ver, a leitura agrega mais calma, esclarecimento, melhor uso da palavra, uso de pontuação, sem contar o fato de a leitura fazer o indivíduo viajar para um lugar "onde fica só você e o livro ao qual está lendo"

"Ler é como aprofundar-se na sua alma. Buscar algo que lhe falta, que lhe completa. Leitura é um hábito que te faz melhor, isso eu garanto".


De onde tira inspiração para as frases que escreve no Facebbok?
Do dia a dia, de um simples bate papo com alguém, de alguma discussão, ou ate mesmo do nada, simplesmente estou trabalhando e o texto ou a frase me vem de uma vez só feito uma chuva de letras.... eu sei que é engraçado, mas é assim, do nada!!

Link do Facebook do Ricardo:
https://www.facebook.com/ricardo.ferraz.716?fref=ts
 

6 comentários :

  1. Adorei a ideia das entrevistas é muito legal conhecer um pouco de seus leitores.Concordo com o Ricardo quando ele diz que leitura é um hábito que nos faz melhor. beijoss
    Orquídea Negra

    ResponderExcluir
  2. Além de conhecer os leitores, o blog torna-se também uma rede de pessoas que gostam de ler, onde um divulga o outro!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Grazi.. sempre temos um começo.. penamentos rondam nossas cabeças o dia todo. assim como ele coloca pensamentos no papel eu coloquei as poesias.. todos temos um livro dentro de nós.. mas muitos ainda estão meio controlados por tanta parafernália imposta para desviar as pessoas de uma leitura ou um simples pensar em coisas elevadas..
    tenha um lindo dia

    ResponderExcluir
  4. Samuel concordo contigo... As pessoas tem medo de escreverem o que pensam, enquanto tem umas que escrevem um monte de porcarias... mais ao menos escrevem e expressam sua opinião!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma entrevista muito legal!!! \o/ ótima ideia.

    www.tainaramacedo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso além de aproximar ainda mais os leitores, faz percebermos as várias Faces de Uma Capa... as várias interpretações em um só livro...

      Excluir

Deixe seu comentário