O Pequeno Filósofo - Gabriel Chalita



Esse maravilhoso livro nos faz refletir toda nossa vida!!!

Um diálogo fantástico entre um adulto e uma criança, onde papéis são invertidos a fim de mostrar o quão existe sabedoria numa criança mesmo que em tenra idade.

A história se passa em um trem, em que em cada uma das estações há algum aprendizado a ser levado pelo leitor. Esses aprendizados se dão através das percepções que o adulto vai tendo.

Esse trem a meu ver pode ser comparado com a vida, já que cada estação representa os momentos de nossa vida, até que é chegada a hora de partir, levando junto de si muito aprendizado, mesmo que não usado na prática.

É um livro filosófico e de extrema reflexão, no entanto, de fácil entendimento aos seus leitores.

Houveram muitas frases que muito me fizeram refletir, dentre elas:

"A generalização é um caminho para a injustiça"

Ou seja, sabe aquele momento em que falamos: - Todo nordestino é isso... - Todo homossexual é aquilo... - Toda loira é burra... Enfim, é dessa generalização que o autor fala. Ou seja, se nem todas as Marias são iguais, porque todos gays deveriam o ser. Pra que viver de injustiça, generalizando o ingeneralizável... Antes de julgar ou generalizar um ser ou um grupo da sociedade, procure conhecer suas causas, seus ideais, o motivo de sua existência.

"'Se' é uma palavra que não diz muita coisa..."

 Vivemos em um mundo onde ficamos a nos questionar: - e SE fulano fosse assim... - e SE beutrano fosse assado... - e SE eu ganhasse na mega... - e SE eu não tivesse feito isso... Peraí!!! Primeiro que só se sabe se vamos ter êxito naquilo que fazemos, se o fizermos de fato, então de nada adianta ficar pensando será que vai dar certo... SE deixou de fazer algo, não lamente o SE já denota que você não fez, então olhe pra frente e pense no que pode ser feito.


Pois é caros leitores, a cada frase são inúmeros questionamentos e pensamentos que nos surgem.

Fica a Dica!!!

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário